Time carioca terá pela frente duas rodadas no Maracanã para carimbar a vaga e evitar primeira eliminação na fase de grupos desde 2017

Após empatar em 1 a 1 com o Ñublense, no Estádio de Concepción, no Chile, e igualar a campanha de 2017, quando conseguiu terminar a fase de grupos sem vitórias longe do Maracanã, o Flamengo também atingiu outra marca negativa. O time rubro-negro, até aqui, faz sua pior campanha nas quatro primeiras rodadas da Libertadores desde 2014.

Em 2017, o clube tinha seis pontos conquistados nas quatro primeiras rodadas. No ano seguinte, com Emelec, River Plate e Santa Fé no grupo, fez o mesmo número de pontos. No ano do título, o Flamengo conseguiu três vitórias e uma derrota, ou seja, nove pontos.

Da mesma forma em 2020, quando venceu o Barcelona de Guayaquil duas vezes e o Junior Barranquilla, mas perdeu para o Del Valle. Em 2021 e 2022 o Flamengo fez as melhores campanhas nas quatro primeiras rodadas, foram três vitórias e um empate, somando 10 pontos e praticamente garantindo classificação com duas rodadas de antecedência.

Desta vez, o Flamengo perdeu para o Aucas, no Equador, venceu o Ñublense, no Maracanã, e empatou os jogos com o Racing, na Argentina, e o time chileno, agora no Chile. Hoje, o clube carioca ocupa a segunda colocação no grupo A, com cinco pontos, atrás do Racing, que tem dez.

Com dois jogos para fechar a participação nesta etapa do torneio, contra Aucas (EQU) e Racing (ARG), equipes contra as quais saiu com uma derrota e um empate até agora, o Flamengo quer evitar o fantasma de cinco anos atrás, quando além de não vencer fora de casa, acabou eliminado na fase de grupos.


Fonte: O GLOBO