Ministro dos Transportes afirmou, em publicação, que representa o Brasil no Fórum Internacional de Transportes após anos de isolamento; por uma demanda de usuários, post foi marcado como desinformação e pasta postou esclarecimento

Uma publicação do ministro de Transportes Renan Filho (MDB) no Twitter foi tachada como "fake news" por usuários da plataforma. Em post, o aliado de Lula (PT) afirmou que, nesta semana, representa o Brasil na cúpula anual do Fórum Internacional de Transportes (em inglês, ITF), em Leipzig na Alemanha.

Filho completou a informação: "Após 4 anos de isolamento, o Brasil retoma as relações internacionais e seu protagonismo, como bem tem defendido o presidente". Este trecho do tuíte foi interpretado como uma desinformação, já que, em 2021 e 2022, o Brasil enviou representantes ao evento — o ministro não diz o contrário.

"A afirmação é falsa. O Brasil passou a participar como observador do ITF em 2020. Em 2021, foi representado pelo então ministro da infraestrutura Tarcísio Freitas. Já em 2022, o Brasil foi representado por Larissa Amorim, Bruno Martins e Clarisse Linke", diz o alerta.

Neste contexto, o perfil oficial do Ministério dos Transportes postou um esclarecimento. A pasta afirmou que o país ingressará como membro efetivo do fórum.

"Esclarecimento: o Brasil não é membro efetivo do Fórum Internacional de Transportes (ITF). É apenas um observador, sem direito a voto e participação. Com as diretrizes do Governo Brasileiro, o país vai ingressar no ITF como membro permanente e poderá discutir e propor políticas integradas.

O alerta repercutiu entre parlamentares da oposição. O filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) compartilhou uma captura de tela da publicação de Renan Filho com a legenda: "Fake News do bem".

O GLOBO questionou a plataforma sobre as funções da ferramenta e aguarda esclarecimento.


Fonte: O GLOBO