Partido combinou táticas habituais com uso inovador das redes sociais, engajando eleitores e disseminando conteúdos da militância

O partido tailandês Movimento Adiante, vencedor das eleições de domingo, teve uma vantagem no TikTok. Se as outras grandes siglas do país usaram as redes sociais para disseminar sua mensagem, a legenda progressista lançou mão dos recursos de forma mais eficaz e criativa, ajudando na conquista de jovens eleitores que deram ao grupo um desempenho melhor do que o previsto pelas pesquisas.

O partido, que extraoficialmente venceu 151 dos 500 assentos da Câmara, não evitou táticas mais tradicionais de campanha, como pôr cartazes nas ruas e bater de porta em porta. Mas seu uso consistente de plataformas de mídia — especialmente o TikTok — ajudou a transformar a popularidade virtual em votos mais efetivamente do que seus concorrentes,

— O Movimento Adiante usa conteúdos gerados pelos usuários no TikTok porque os mais jovens estão nesta plataforma e ela tem o maior número de usuários — disse o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, cuja filha foi o rosto da campanha do partido rival Pheu Thai, em uma conversa no aplicativo Clubhouse. — Conteúdos viralizaram graças a "militantes eleitorais orgânicos".

O ex-premier referia-se à capacidade da sigla vencedora de engajar voluntários para expandir a mensagem partidária, mas essa não é a primeira vez que as redes têm papel ímpar em um pleito no Sudeste Asiático. Na vizinha Malásia, um controvertido partido islamista recorreu à internet para conquistar jovens eleitores e obter mais assentos do que qualquer outra legenda nas eleições gerais do ano passado.

Nas Filipinas, o presidente Ferdinand Marcos Jr. usa as ferramentas digitais para amenizar a imagem da antiga ditadura de seu pai, Ferdinand Marcos, que liderou o país de 1965 a 1986. A tática foi importante para que tivesse uma vitória acachapante na eleição presidencial do ano passado.

Conforme a eleição tailandesa se aproximava e o Movimento Adiante construía seu apoio entre uma geração mais jovem e tecnologicamente hábil, sua contagem de seguidores no TikTok disparou para cerca de 2,8 milhões. No início de abril, o número era um pouco menor que 400 mil.

Os seguidores do líder partidário, Pita Limjaroenrat, em sua conta oficial no Twitter passaram de 1 milhão pouco antes ao pleito.

Havia 54,5 milhões de internautas ativos na Tailândia em janeiro de 2022, equivalente a 78% da população total do país, segundo estimativas do DataReportal. O Facebook continua a ser a rede mais popular no país, ultrapassando 50 milhões de contas, mas o TikTok é amplamente utilizado e tem aproximadamente 36 milhões de usuários.

Thaksin reconheceu os esforços do Movimento Adiante, afirmando que eles essencialmente descarrilaram a campanha de marketing do seu Pheu Thai. Mas também pôs a culpa dos infortúnios no que chamou de compra de votos por outros partidos e "operações de informação", sem dar maiores detalhes de nenhuma das duas.

Favorito nas redes sociais

O Movimento Adiante recorreu a uma série de estratégias para atrair atenção, do foco a discursos calorosos de Pita e outros candidatos a questões como a monarquia. Também falavam, entretanto, de temas mais amenos como comidas locais.

A abordagem variada ajudou alguns dos candidatos do partido a se tornarem fenômenos, como Rukchanok Srinork, ativista fã de gatos que inicialmente ganhou popularidade em discussões no Clubhouse. Conhecida como Ice, a jovem de 28 anos ganhou ainda mais atenção com postagens fazendo campanha em cima de uma bicicleta.

Outros posts populares mostravam a candidata segurando um quadro em branco, pedindo para que os internautas ajudassem a introduzi-la preenchendo o espaço. Depois, davam destaque para os comentários populares.

Em menos de um mês, ela ganhou mais de meio milhão de seguidores no TikTok. Venceu a disputa no seu distrito de Bangcoc com uma margem de 20% contra o bastião de uma família de peso na política tailandesa que dominava há décadas o assento.

— [O partido] é o mais efetivo em usar redes sociais para se comunicar diretamente com seus apoiadores, e isso é algo relativamente novo na política tailandesa — disse Napon Jatusripitak, pesquisador visitante no Instituto Iseas-Yusof Ishak, em Cingapura.

Em nenhum lugar o custo-benefício foi tão claro quanto na capital, onde o Movimento Adiante conseguiu conquistar 32 dos 33 assentos em disputa. O único sobrevivente do massacre foi Theerarat Samrejvanich, do Pheu Thai, que também tem apoio robusto nas redes.

Referindo-se ao Movimento Adiante, Napon disse:

— Eles têm usado as plataformas de redes sociais como uma forma de diminuir a lacuna entre movimentos sociais e políticas parlamentares. Não há outro partido assim.


Fonte: O GLOBO