Sistemas de defesa aérea foram ativados, segundo autoridades

Várias explosões foram sentidas na madrugada desta quinta-feira em Kiev e outras regiões da Ucrânia. Autoridades orientaram a população para que permanecesse em abrigos.

"Quedas de destroços foram registradas no distrito de Darnytskyi, na capital", postou Sergi Popkov, chefe da administração civil e militar de Kiev, no Telegram.

Popkov enfatizou que os sistemas de defesa aérea funcionaram. Mas na cidade de Odessa, uma pessoa morreu, segundo confirmou o porta-voz do governo militar, Serhiy Bratchuk, no Telegram. Duas pessoas ficaram feridas.

"A maioria dos mísseis do inimigo foi derrubada sobre o mar pelas Forças de Defesa Aérea. Infelizmente, um objeto industrial foi atingido: 1 pessoa morreu, duas ficaram feridas", escreveu.

Os ataques desta manhã em Kiev (hora local) são os nonos de uma série de ofensivas recentes da Rússia. "Desta vez, o ataque foi realizado por bombardeiros estratégicos Tu-95MS, Tu-160 da região do Cáspio, provavelmente por mísseis de cruzeiro do tipo X-101/555. Depois de lançar os foguetes, o inimigo implantou seus VANTs de reconhecimento sobre a capital", escreveu a Administração Regional Municipal da Cidade de Kiev (KMBA), no Telegram.

Um incêndio ocorreu em uma empresa no distrito de Darnytskyi e uma explosão foi relatada no distrito de Desnyansky, de acordo com o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko. "O ataque à capital continua. Não saia dos abrigos durante o alerta aéreo", pediu Klitschko no Telegram, mais cedo.

O exército relatou ataques com "mísseis de cruzeiro" na região de Vinnytsia, no centro do país, e meios de comunicação relataram explosões em Khmelnytskyi, cerca de 100km a oeste.

As forças armadas indicaram que um alerta aéreo foi ativado em toda a Ucrânia.


Fonte: O GLOBO