Deputado afirmou em entrevista que Benedito Gonçalves, relator do processo, 'entregou sua cabeça' em troca da 'perspectiva de fortalecer a candidatura ao Supremo'

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) repudiou nesta quinta-feira as declarações do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) sobre o ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral, feitas em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo".

Em nota, a Ajufe chamou as afirmações de Dallagnol de "inadmissíveis ataques pessoais a magistrados no cumprimento do seu dever constitucional de julgar".

Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", o deputado afirmou que os magistrados do TSE combinaram nos bastidores a decisão de retirar seu mandato e disse que Benedito Gonçalves, relator do processo, "entregou sua cabeça" em troca da "perspectiva de fortalecer a candidatura ao Supremo".

A  Ajufe diz ainda na nota que a "legislação brasileira dispõe dos instrumentos processuais para se questionar qualquer decisão" e que "lançar ofensas descabidas e fazer ilações contra os magistrados só serve para alimentar narrativas e conjecturas desprovidas de fundamentação fática e jurídica".

Deltan Dallagnol, ex-procurador da República que coordenou a operação Lava-Jato, teve seu mandato de deputado federal cassado por unanimidade na última semana. Os ministros entenderam que Dallagnol deveria ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa por deixar o MP enquanto estava envolvido em processos administrativos.


Fonte: O GLOBO