Bombeiros foram acionados para recolher equipamentos; pausa de 9 minutos ocorreu pela manhã

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, precisou ser fechado na manhã deste domingo após a queda de dois balões. O aeroporto deixou de operar por nove minutos, entre 7h53 e 8h02, informou a Agência Brasil.

Pela manhã, sete balões sobrevoaram o local e dois deles acabaram caindo em uma área do aeroporto, o que obrigou a interdição, informou Viracopos. Bombeiros precisaram ser acionados para recolher, com segurança, esses equipamentos.

Apesar do rápido fechamento do aeroporto e dos riscos que o ocorrido gerou para a aviação civil, não houve prejuízos para as operações de pousos e decolagens em Campinas.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra Viracopos, ressaltou ainda que a soltura de balões causa sérios riscos, podendo provocar até a derrubada de uma aeronave. Além disso, informou a concessionária, a soltura de balões é considerada crime no país, com risco de prisão em flagrante.

Caso no Rio

Também neste domingo a aproximação de um voo que chegava ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, na manhã deste domingo (07), foi atrapalhada por um balão que caiu próximo à área da pista de pouso e decolagem. O controle de tráfego aéreo chegou a cancelar a aterrissagem de um voo e adiou a de outro, que vinha de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Em vídeo divulgado pela Aviation TV, plataforma que monitora a operação de aeroportos, mostra o momento em que o balão cai no Santos Dumont, por volta das 8h. Após ser identificado pela torre, o piloto do voo com origem em Porto Alegre recebe orientações para que aguarde a liberação da pista para que ele consiga aterrissar.

Soltar balões é crime, com pena prevista de um a três anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas, para quem confeccionar, comercializar ou soltar balões com capacidade para provocar incêndios florestais e em áreas urbanas.


Fonte: O GLOBO