Cerimônia vai acontecer no dia 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres

A família real britânica revelou neste domingo novos detalhes sobre a coroação do rei Charles III em maio, como a criação de um emoji com a coroa que o nova monarca do Reino Unido usará naquela cerimônia. Aos 74 anos, ele sucedeu a rainha Elizabeth II após sua morte em setembro. Sua cerimônia de coroação acontecerá no dia 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres.

Os eventos terão a duração de três dias e, para além do tradicional cortejo, incluirão um concerto noturno e um grande almoço nacional, entre outras iniciativas, incluindo a criação de um emoji inspirado na coroa do rei Eduardo, do século XVII, usada pela rainha Isabel II na sua cerimônia de coroação em 1953 e que seu filho também usará, informou o Palácio de Buckingham.

O emoticon acompanhará as mensagens no Twitter com as hashtags #Coronation (#Coroação), #CoronationBigLunch (#GrandeAlmoçodeCoroação), #TheBigHelpOut (#AGrandeAjuda) e outras do mesmo estilo.

A coroa britânica já havia lançado um emoji especial para o jubileu de platina da rainha Elizabeth II, no primeiro semestre de 2022. Nesse caso, era um corgi, cachorro preferido da monarca, usando uma coroa.

Os últimos detalhes sobre a cerimônia indicam que ela será mais curta e menos complexa do que o ato de coroação de Elizabeth II, começando no dia 6 de maio às 10h (7h em Brasília). A rainha consorte Camila também será coroada. Depois, ela e o rei desfilarão em uma curta procissão.

Além disso, romperão com a tradição e usarão apenas o tradicional Gold State Coach, uma carruagem fechada do século XVIII, na viagem de volta, enquanto para ir do Palácio de Buckingham à Abadia de Westminster usarão o Diamond Jubilee State Coach, um veículo muito mais moderno e confortável.

A família real revelou na sexta-feira a identidade de 850 convidados (num total de 2.000), entre personalidades galardoadas com a Ordem do Império Britânico, bem como jovens representantes de organizações de solidariedade social.


Fonte: O GLOBO