No domingo (12), um deslizamento de terra matou 8 pessoas na Comunidade Pingo D'Água, no Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nessa segunda-feira (13), situação de emergência em Manaus em decorrência das chuvas intensas que atingem a cidade desde o fim de semana.

A portaria está no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14) e foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros.

No domingo (12), um deslizamento de terra matou 8 pessoas na Comunidade Pingo D'Água, no Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. O deslizamento ocorreu após a forte chuva que atingiu a cidade durante o domingo.

Por conta do risco de novos deslizamentos de terra, moradores da comunidade foram retirados às pressas do local. Mais de 130 famílias foram removidas, segundo a Prefeitura.

Decreto municipal

Também nessa segunda-feira, a Prefeitura de Manaus também declarou situação de emergência em razão das chuvas intensas que atingem a cidade.

Segundo o decreto assinado pelo prefeito David Almeida, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Defesa Civil podem:

  • planejar, organizar, coordenar e controlar medidas a serem empregadas durante a situação de anormalidade nos termos e diretrizes fixadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil;
  • articular-se com as esferas federal e estadual a fim de combater a emergência;
  • encaminhar ao Chefe do Poder Executivo Municipal, relatórios técnicos sobre a emergência; divulgar à população as informações necessárias sobre a situação de emergência e o resultado das ações para controle dos efeitos das chuvas intensas no município de Manaus;
  • propor de forma motivada, a contratação temporária de profissionais, aquisição de bens, material e contratação de serviços necessários à atuação na situação de anormalidade, no que couber;
  • e adotar os meios necessários para implantação do Plano Operativo, bem como outros planos e ações que venham a ser propostos para atendimento do disposto neste Decreto.

Por fim, o decreto também autoriza a adoção de medidas administrativas necessáias à imediata resposta dos órgãos municipais nas áreas afetadas pelas chuvas.

Fonte: G1/AM