Na visita técnica também foram esclarecidos pontos sobre a tarifa social, na qual o Amazonas está enquadrado na mesma tarifa que Porto Alegre e São Paulo

O deputado estadual Mário César Filho (União Brasil), visitou o Centro de Operações da Amazonas Energia, nesta segunda-feira (6). Na ocasião, o parlamentar participou de uma explicação técnica sobre a instalação dos novos medidores, que segue causando polêmica entre os consumidores amazonenses.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, transmitiu a insatisfação dos manauaras com o aumento exorbitante nas contas de luz. “Energia elétrica e água, são serviços essenciais para a vida humana hoje. Ninguém consegue viver sem água e muito menos sem e energia elétrica. Eu não acho normal e nunca vou achar um consumidor pagar por uma conta que não é compatível com a renda financeira dele”, afirmou o parlamentar.

Na visita técnica também foram esclarecidos pontos sobre a tarifa social, na qual o Amazonas está enquadrado na mesma tarifa que Porto Alegre e São Paulo, por exemplo. Apesar disso, a comparação foi observada levando em consideração a distância, condições climáticas, como cheia, verão amazônico (o que eleva, por necessidade, o consumo de energia)

Na tentativa de solucionar a problematica, o presidente da CDC sugeriu uma audiência pública para que debates sobre o tema, possam ser possíveis projetos de lei, e consequentemente, consigam trazer uma mudança em relação ao caso.

Além disso, o político prometeu levar o assunto até Brasília, para que a sociedade entenda a realidade do amazonas.

Fonte: ALE/AM