Começamos a semana que é comemorado o dia das mulheres da melhor forma possível

Esta segunda-feira (6), no Plenário Ruy Araújo, foi de protagonismo feminino com a instalação da Comissão da Mulher, Família e Idoso, após a instalação da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A Comissão é composta pelas cinco deputadas desta legislatura. A presidência está com a deputada Alessandra Campêlo (PSC); e a vice-presidência com a deputada Mayra Dias (Avante). Como membros titulares estão as deputadas Débora Menezes (PL); Dra. Mayara (Republicanos) e Joana Darc (UB). Os suplentes são os deputados: Rozenha (PMB); Wilker Barreto (Cidadania) e Adjuto Afonso (UB).

Alessandra Campêlo falou sobre o ineditismo do momento na Aleam, que instalou a comissão com cinco deputadas mulheres eleitas diretamente pelo povo. “No meu primeiro mandato era sozinha na Casa. Atualmente, somos cinco eleitas pelo povo. Apenas 20 mulheres conseguiram ser eleitas deputadas, em quase 200 anos de Assembleia, então a instalação da Procuradoria é um marco também para a Assembleia”, ressaltou.

Na oportunidade, o presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cidade (UB) destacou a felicidade em participar de um momento histórico com a instalação da Procuradoria e também da Comissão. “Quem ganha são as mulheres do Amazonas, que precisam do apoio dos políticos que elegeram e que precisam que a Assembleia dê a resposta que buscam as suas demandas.

Começamos a semana que é comemorado o dia das mulheres da melhor forma possível. Eu, como pai de duas meninas e filho de uma mulher guerreira, quero parabenizar a deputada Alessandra e as demais parlamentares da Casa por abraçarem esta missão”, afirmou Cidade.

Atribuições da Comissão

Entre as atribuições da Comissão está a elaboração de políticas públicas; programas; projetos; atividades e matérias relativas aos direitos e às condições de vida das mulheres, famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos; além de promover o estímulo, apoio e desenvolvimento de estudos, debates, propostas e promoção de eventos à defesa dos direitos dos segmentos sociais por ela abrangidos e o combate a violações a tais direitos, assim como fiscalizar o cumprimento das leis relativas a sua competência, recebendo e processando representação contra ato abusivo ou lesivo a direito visando a apuração das responsabilidades.

Fonte: ALE/AM