Prefeitura fez alerta após flagrar condutor com moto na faixa de areia do complexo, na terça-feira (31)

É proibido estacionar carros e motocicletas na praia e na área de banho da Ponta Negra de Manaus. Churrasqueiras e outros objetos também não são permitidos na área inferior do balneário. O alerta é da prefeitura, que flagrou um condutor com moto na areia do complexo, na terça-feira (31).

Segundo a prefeitura, a proibição é para manter a segurança das pessoas na faixa de areia.

Na terça-feira, a comissão que gerencia o complexo turístico flagrou uma situação inusitada e irregular. Um frequentador estava na faixa de areia com uma motocicleta. "Não é permitido motos e carros no calçadão inferior", enfatizou a prefeitura.

Após o flagrante, a administração acionou o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e o motorista foi orientado a retirar a moto da areia imediatamente.

O calçadão inferior é de uso exclusivo para pedestres e pessoas com bicicletas, patins e afins. O único equipamento motorizado, autorizado a circular pela área é o triciclo utilizado pela Polícia Militar para monitoramento e ações para segurança ostensiva da população.

Outras proibições

A Prefeitura de Manaus reforça que a população não leve para o balneário garrafas e objetos de vidro. Os permissionários que trabalham no complexo também são proibidos, por contrato, de vender bebidas engarrafadas em vidro. "Os objetos são proibidos na praia por questões de segurança, por serem perfuro-cortantes", afirmou a prefeitura.

Em média, a gestão do complexo apreende e recolhe de 150 a 180 garrafas por semana.

A indicação é que os usuários usem garrafas plásticas para transportar bebidas.

Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras. De acordo com a prefeitura, banhistas já foram flagrados no local com churrasqueiras. "A segurança e o bem-estar de todos são nossas maiores preocupações", afirmou o coordenador da comissão do parque, Alberto Maciel.

Acesso

O acesso à praia do complexo é permitido de segunda a domingo, das 6h às 17h. O horário indicado para banho é até as 17h. A prefeitura orienta que os usuários não ultrapassen o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.

As regras vales para os frequentadores, permissionários e proprietários de embarcações. Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, atuam para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

Os salva-vidas estão no local até às 17h.

Fonte: G1/AM