Solenidade aconteceu no Plenário Ruy Araújo, na sede da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) ,e reuniu autoridades e familiares dos deputados

Os 24 deputados estaduais do Amazonas, eleitos em outubro do ano passado, tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º), em Manaus. Veja como fica a nova composição da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

A solenidade aconteceu no Plenário Ruy Araújo, na sede da Aleam, e reuniu autoridades e familiares dos deputados.

O governador Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, e a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha, também participaram da sessão, que foi presidida pelo deputado Adjunto Afonso, decano do parlamento estadual.

O compromisso constitucional também foi feito por Adjunto, que representou os demais deputados. Em seguida, os parlamentares foram chamados para prometer respeito à Constituição Federal e à Constitucional do Amazonas, e foram declarados empossados.

Presidência


Presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, foi reeleito pela maioria absoluta dos votos. — Foto: Joel Arthus

Logo após a posse, os parlamentares elegeram a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023-2024. A chapa encabeçada pelo presidente da Casa, Roberto Cidade, do União Brasil, foi a única na disputa e reuniu parlamentares de direita e esquerda. A nova mesa diretora foi aclamada pelos demais parlamentares.

Veja como ficará a composição da nova Mesa Diretora:

Presidente: Roberto Cidade (União Brasil)
Primeiro vice-presidente: Carlos Bessa (PV)
Segundo vice-presidente: Alessandra Campêlo (PSC)
Terceiro vice-presidente: Felipe Souza (Patriotas)
Secretário-geral: João Luiz (Republicanos)
Primeiro secretário: Abdalla Fraxe (Avante)
Segunda secretária: Joana D’Arc (União Brasil)
Terceiro secretário: Cabo Maciel (PL)
Corregedor: Dr. Gomes (PSC)
Ouvidor: Sinésio Campos (PT)

Após a eleição, Adjunto Afonso passou o comando da sessão ao presidente reeleito da casa, Roberto Cidade, que empossou os demais membros da nova mesa diretora da Aleam. Em seguida, Cidade discursou no plenário, agradecendo aos demais deputados a sua reeleição.

Bancadas

Dos 24 deputados estaduais, 14 são parlamentares que conseguiram se reeleger e outros 10 são estreantes no legislativo estadual, o que representa cerca de 42%.

O União Brasil, partido do governador Wilson Lima, tem a maior bancada da Aleam, com seis deputados. São eles: Roberto Cidade, Joana Darc, Adjuto Afonso, George Lins, Thiago Abrahim e Mário César Filho.

O Avante, do prefeito de Manaus, David Almeida, tem a segunda maior bancada do parlamento estadual. São quatro deputados: Abdalla Fraxe, Daniel Almeida, Mayra Dias e Wanderley Monteiro.

O Partido Liberal (PL) também tem três lugares, com Débora Menezes, Cabo Maciel e Delegado Péricles. Já o PSC será representado por Alessandra Campêlo, Dr. Gomes e Dan Câmara, e o Republicanos por João Luiz e Dra. Mayara Pinheiro.

A nova composição da Aleam conta ainda com Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV), Cristiano D'Ângelo (MDB), Felipe Souza (Patriotas), Wilker Barreto (Cidadania) e Rozenha (PMB).

Fonte: G1/AM