Último ‘triplete’ nas fases finais do Mundial havia ocorrido em 1990. No Catar, ninguém havia marcado três vezes em um só jogo

O atacante Gonçalo Ramos, aos 21 anos, marcou três vezes na vitória de Portugal contra a Suíça, garantindo aos portugueses a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo. O jovem atleta do Benfica havia sido escolhido para substituir Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da história da seleção, para a partida. Foi a primeira vez neste Mundial que um jogador fez três gols em um só jogo.

A última vez em que um atleta havia marcado três vezes em uma partida da fase de mata-mata da Copa havia sido em 1990. Nas oitavas de final daquela competição, o atacante tcheco Skuhravy balançou as redes da Costa Rica três vezes na vitória por 4 a 1 que classificou a República Tcheca.

Desde 1930, só na Copa de 2006, na Alemanha, não houve registro de um “hat-trick”, ou “triplete”, nomes dados para a ocorrência de três gols do mesmo autor na mesma partida. O último Mundial, de 2018, teve dois: um de Cristiano Ronaldo, no empate de Portugal por 3 a 3 contra a Espanha, e um de Harry Kane, na goleada da Inglaterra por 6 a 1 no Panamá.

Nenhum jogador brasileiro marca três vezes num só jogo há 64 anos. A última vez que isso aconteceu foi na semifinal da Copa de 1958, contra a Suécia. O autor do feito? Sim, Pelé.

Além do maior jogador de todos os tempos, outros dois brasileiros já fizeram um triplete em Copas: Leônidas da Silva, nas oitavas de final contra a Polônia em 1938, e Ademir, na fase de grupos contra a Suécia em 1950.

Até hoje, só um jogador anotou “hat-tricks” em mais de uma Copa: o argentino Gabriel Batistuta, em 1994 e 1998. No Catar, além dos já mencionados Cristiano Ronaldo e Harry Kane, o único jogador ainda em condições de alcançar essa marca é o suíço Shaqiri, que fez o "triplete" contra Honduras no Mundial de 2014, no Brasil.

Se marcar três vezes tem sido um desafio para os maiores jogadores do planeta, imagine então fazer o mesmo goleiro buscar a bola no fundo do gol em cinco ocasiões. Foi o que fez, em 1994, o russo Oleg Salenko na goleada por 6 a 1 sobre Camarões, até hoje o maior número de gols marcados pelo mesmo atleta em um só jogo de Copa do Mundo. Aquela partida também ficou na história da competição por conta do gol solitário da seleção africana, anotado por Roger Milla. Aos 42 anos, o camaronês se tornou na ocasião o jogador mais velho a marcar em um Mundial.


Fonte: O GLOBO