Universidade está com contas zeradas e, assim como outras instituições, não consegue pagar nem bolsas e auxílios e alunos vulneráveis

A Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) informou nesta quarta-feira que um grupo de estudantes ocupou um dos campi da instituição em protesto contra o bloqueio orçamentário realizado pelo Governo Federal.

O grupo já passou a noite de terça para a quarta-feira no local e, de manhã, foi visitado pelo Comitê de Crise, constituído pela UFPel para enfrentar o problema. Segundo a Ufpel, a visita teve como objetivo verificar a situação dos estudantes, o bem-estar do grupo e tirar dúvidas dos estudantes a respeito dos cortes e bloqueios orçamentários e financeiros.

— Além das despesas com os auxílios e bolsas, a Universidade também não conseguirá pagar os contratos de serviços terceirizados e as despesas contínuas — afirmou o superintendente de Orçamento, Denis Franco.

De acordo com a Ufpel, os estudantes, cuja maioria é de alunos em vulnerabilidade social, demonstraram preocupação com os recursos de auxílios que não foram pagos neste mês, pois dependem deles para se manterem na cidade e na Universidade.

A estudante de Artes Visuais, Letícia Lemos, de São Paulo, já havia perdido a bolsa de extensão e agora está apreensiva com o bloqueio.

— Se não receber o auxílio moradia e alimentação, não tenho como seguir aqui em Pelotas e terei que desistir do meu curso — pontuou.

De acordo com a reitora da instituição, Isabela Andrade, não há mais como escolher os pagamentos que serão realizados porque o caixa está zerado.


Fonte: O GLOBO