Gendron será sentenciado em fevereiro à prisão perpétua após admitir a acusação de terrorismo doméstico motivado por ódio; crime foi transmitido ao vivo na plataforma Twitch

Payton Gendron, supremacista branco acusado de assassinar em maio dez negros em um supermercado em Buffalo, no interior de Nova York, declarou-se culpado de assassinato e terrorismo doméstico nesta segunda-feira perante o tribunal estadual. Gendron, 19 anos, será sentenciado à prisão perpétua em fevereiro depois de admitir a responsabilidade no crime, que ele transmitiu ao vivo.

O promotor distrital do condado de Erie, John Flynn, disse que Gendron se declarou culpado de todas as acusações, incluindo assassinato em primeiro grau de dez pessoas e três tentativas de homicídio.

— Embora a justiça tenha sido feita, nada trará de volta as dez pessoas preciosas que perderam suas vidas naquele dia — disse Flynn a repórteres. — Espero que isso traga algum alívio para as famílias e vítimas.


Payton Gendron, autor do ataque de 14 de maio de 2022, que deixou dez mortos num supermercado em Buffalo , Nova York, EUA. — Foto: Condado de Erie / AFP

Gendron planejou por meses o ataque ao supermercado Tops Friendly, em Buffalo, escolhido porque a população do bairro era majoritariamente negra. Ele dirigiu de sua casa na cidade de Conklin, a mais de 320 quilômetros de distância, com a intenção de matar o maior número possível de negros, de acordo com a acusação.

Armado com um fuzil AR-15, Gendron atirou em quatro pessoas no estacionamento do supermercado, matando três, antes de entrar na loja. Lá ele matou, entre outros, o segurança, um policial aposentado que disparou vários tiros contra ele antes de morrer, segundo a polícia.

Gendron usava um capacete com uma câmera que transmitiu ao vivo o ataque na plataforma Twitch. Ele é a primeira pessoa em Nova York a ser condenada pela acusação estadual de terrorismo doméstico, introduzida no código penal em 2020 e que acarreta pena de prisão perpétua sem liberdade condicional.

Acusações federais de crimes de ódio que podem levar à pena de morte ainda estão pendentes contra Gendron. Ele inicialmente se declarou inocente de uma única acusação de assassinato em primeiro grau antes que as autoridades estaduais acrescentassem as outras acusações.


Fonte: O GLOBO