No começo de abril, os serviços de segurança russos (FSB) acusaram a Ucrânia e as potências ocidentais de tentarem incitar os russos à sabotagem e à rebelião armada

A explosão de um "artefato explosivo", nesta segunda-feira, provocou o descarrilamento de um trem de carga em uma região russa próxima à Ucrânia, sem deixar vítimas, informou o governador local.

"Um artefato explosivo não identificado explodiu, provocando o descarrilamento de um trem de carga. Sem vítimas", informou pelo Telegram Alexander Bogomaz, governador da região de Briansk, fronteiriça com a Ucrânia.

Segundo a fonte, o incidente ocorreu em uma ferrovia entre as cidades de Briansk e Unecha. "Os serviços de socorro trabalham no local. A circulação neste trecho está suspensa", acrescentou Bogomaz.

Em nota, a companhia ferroviária estatal russa informou que a locomotiva do trem pegou fogo após descarrilar. "Unidades dos bombeiros estão trabalhando no local", disse. A companhia informou que, além da locomotiva, sete vagões descarrilaram, e ressaltou que o incidente foi causado pela "intervenção de pessoas externas".

A Rússia sofreu vários atos de sabotagem em bases militares, centros de recrutamento do exército ou ferrovias desde o início da ofensiva contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022. Mas foi a primeira vez que um descarrilamento é registrado.

No começo de abril, os serviços de segurança russos (FSB) acusaram a Ucrânia e as potências ocidentais de tentarem incitar os russos à sabotagem e à rebelião armada.


Fonte: O GLOBO