O ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, não usará o direito de ficar calado no depoimento que vai dar segunda-feira à Polícia Federal.

Torres será questionado sobre as operações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno das eleições de 2022, em regiões onde Lula teve mais votos que Jair Bolsonaro, em especial no Nordeste.

O ex-ministro dirá aos investigadores que sua viagem à Bahia, na véspera do segundo turno, aconteceu devido a um convite da então cúpula da Polícia Federal, na ocasião, e não por iniciativa espontânea dele. A visita chegou a ser noticiada com foto na intranet da corporação.

Hoje, a principal suspeita dos investigadores é a de que Torres teria ido ao estado para pressionar a PRF a interceptar veículos com eleitores petistas e dificultar o acesso às urnas, favorecendo Bolsonaro.

A PF abriu uma nova investigação contra Torres com base em relatórios internos do Ministério da Justiça, mostrando que, sob sua gestão, a pasta fez o mapeamento de regiões onde Lula teve mais votos que Bolsonaro no primeiro turno. Esse levantamento teria embasado ações da PRF em locais onde o petista havia angariado mais eleirores.


Fonte: O GLOBO