Testemunha diz que embarcação virou sobre passageiros que caíram no mar

Pelo menos 22 pessoas morreram no naufrágio de um barco de turismo, na noite deste domingo, no estado de Kerala, sudoeste da Índia. Segundo a polícia local, foram encontrados os corpos de 15 mulheres e sete homens — e outras seis pessoas ainda com vida foram levadas para um hospital.

Ainda não se sabe o motivo do naufrágio que ocorreu na costa da cidade de Tanur, no distrito de Malappuram. A embarcação de dois andares levava, pelo menos, 30 passageiros. Dezenas de pessoas ajudaram a procurar sobreviventes à noite, dentro e ao redor do navio parcialmente submerso, enquanto algumas tentavam estabilizar a embarcação com corda e outras olhavam pelas escotilhas.

Segundo o jornal local Onmanorama, 11 pessoas de uma mesma família — entre elas, três crianças — morreram no acidente.

— O barco virou logo após zarpar. Fomos todos jogados para o lado enquanto ele cambaleava. O navio virou sobre as pessoas que haviam caído na água — disse Rajisa, que estava na embarcação com o marido e a filha, ao jornal local.

Rajisa e a família estavam com coletes salva-vidas, mas alguns sobreviventes disseram que muitos passageiros não usavam o equipamento de segurança. A maior parte das vítimas são crianças que estavam de férias, disse o ministro do Esporte do estado de Kerala, V. Abdurahiman, que ajudou a coordenar as operações de resgate. Quatro pessoas foram levadas ao hospital em estado crítico, disse Abdurahiman à agência de notícias PTI.

— Triste pela perda de vidas após o acidente da embarcação em Malappuram, em Kerala. Minhas mais sinceras condolências às famílias enlutadas — declarou o primeiro-ministro, Narendra Modi, pelo Twitter, prometendo indenizar os parentes mais próximos das vítimas.


Fonte: O GLOBO