Relembre quatro momentos marcantes do final de semana em que o Reino Unido ganhou uma nova majestade

Os três dias de eventos da coroação do rei Charles III chegam ao fim no Reino Unido nesta segunda-feira, no dia que é chamado de "The Big Help Out Day" ("O Dia da Grande Ajuda"). 

"No último dia do final de semana da coroação, milhares de organizações em todo o país estão se reunindo para incentivar as pessoas a tentar o voluntariado e ajudar em suas comunidades locais", publicou o perfil oficial da família real britânica no Twitter, na manhã desta segunda.

Os eventos oficiais começaram no sábado, com o serviço de coroação na Abadia de Westminster. Relembre abaixo quatro momentos marcantes do final de semana da coroação.

O serviço de coroação

A coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camilla aconteceu na Abadia de Westminster, no sábado. O serviço foi conduzido pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja da Inglaterra, e refletiu o papel do monarca hoje e o olhar para o futuro. "Não venho para ser servido, mas para servir", disse Charles.

Na cabeça de Charles foi colocada a coroa de Santo Eduardo, que não era utilizada desde a coroação, em 1953, de sua mãe, que faleceu em setembro do ano passado. A rainha Camilla foi coroada logo em seguida, em um ritual similar, porém mais simples.

Sentados na primeira fileira da imponente Abadia de Westminster, os herdeiros da coroa, William e Kate, acompanharam a cerimônia religiosa, pontuada por cânticos e leituras do Evangelho, concebida de acordo com um ritual de grande pompa que praticamente não mudou nós últimos mil anos.

O momento foi acompanhado por milhares de fãs da família real e mais de 2 mil convidados.

A sacada do Palácio de Buckingham

Após o serviço, Charles e Camilla voltaram ao Palácio de Buckingham em uma procissão cerimonial conhecida como "A Procissão da Coroação". Eles foram acompanhados por outros membros da família real. Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, essa foi "a maior operação cerimonial em 70 anos" no país. Da sacada do Palácio de Buckingham, o rei e a rainha consorte deram o tradicional aceno para os súditos.

O momento, que contou com a presença de outros membros da família real, marcou o fim dos eventos cerimoniais daquele dia.

Festas nas ruas

O dia seguinte à coroação do rei Charles III foi marcado por festejos nas ruas de Londres e de todo o Reino Unido. Como parte da celebração, os súditos de Charles tomaram parte no "Grande Almoço de Coroação", um dos eventos previstos para o dia, no qual vizinhos e comunidades são incentivados a compartilhar comida e momentos de diversão juntos.

William e Kate, o príncipe e a princesa de Gales, compareceram ao "Grande Almoço" em Windsor, organizado pelo "Eden Project Communities", um projeto que promove encontros entre vizinhos ao redor do Reino Unido "com o objetivo de criar comunidades mais felizes e saudáveis, onde as pessoas se conheçam e os bairros prosperem".

O concerto da coroação

Ainda no domingo, um concerto especial da coroação foi encenado e transmitido ao vivo, diretamente do Castelo de Windsor, pela BBC. Durante o show, artistas como Katy Perry, Lionel Richie, Andrea Bocelli e Take That subiram ao palco.

O destaque ficou por conta de dois artistas americanos: Perry e Richie. A cantora subiu ao palco cantando um de seus clássicos "Roar". E pediu ao público: "quero ouvir vocês rugindo". Na sequência, a cantora dedicou outro de seus sucessos ao rei: "Firework". Ela ainda afirmou que pretende trabalhar ao lado do monarca em causas de ativismo.

Antes de Perry, Richie havia subido ao palco para também apresentar duas canções. O cantor escolheu: "Easy Like Sunday Morning" e "All Night Long".


Fonte: O GLOBO