Treinador valorizou postura tricolor, que teve um jogador a menos em campo por mais de 40 minutos durante o segundo tempo

O Fluminense ficou no empate sem gols com o Flamengo, nesta terça-feira, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Mas o técnico Fernando Diniz aprovou a atuação da equipe devido as circunstâncias do resultado — o tricolor ficou com um jogador a menos por quase 50 minutos após a expulsão de Felipe Melo.

— Não foi surpresa [a atuação do Flamengo]. Eles tiveram uma postura agressiva na marcação. O determinante foi a postura anímica do Flamengo. Estavam muito acelerados. Muito em decorrência da final do Carioca. Eles estavam com uma intensidade maior. 

Depois o jogo foi normalizado. Somado a isso teve um expediente que o Flamengo usou hoje que foram as faltas táticas. Toda vez que a gente saia da marcação, era falta. A arbitragem foi permissiva com as faltas táticas do Flamengo — iniciou Diniz, antes de criticar a atuação do árbitro Anderson Daronco.

— Espero que a próxima arbitragem seja imparcial, porque ela não foi imparcial de novo. O Fluminense foi campeão Campeonato Carioca apesar da arbitragem e hoje a gente conseguiu o 0 a 0 apesar da arbitragem de novo. É muito mais fácil e menos interpretativo o VAR chamar por causa do pisão do Gabigol no Ganso que foi intencional. Pisou porque pisou, porque quis pisar. Aí não chama. O Samuel Xavier, na final do Carioca, por pisão o juiz também expulsa. Na volta, o Pedro acerta um pisão e não recebe o vermelho.

Com o 0 a 0 no placar, tudo será decidido no jogo de volta, dia 1º de junho. Não há regra do gol fora de casa na Copa do Brasil. Ou seja, quem vencer vai às quartas de final. Novo empate leva para os pênaltis.

Confira outras respostas de Fernando Diniz:

Opção por Pirani: "Foi um jogo tático. O Flamengo tinha a intenção de explorar aquele lado nosso. Não ia colocar o John Kennedy para auxiliar o Marcelo. Achei uma opção acertada. Taticamente o Pirani foi bem. Gostei da atuação dele, cumpriu o que eu queria. Foi uma decisão acertada"

Organização defensiva: "Foi positivo sim. Jogar com um jogador a menos por 45 minutos sem sofrer chances claras de gol é para dar parabéns. Fomos brilhantes defensivamente"

Substituição de Marcelo: "Foi um movimento parecido com o que aconteceu contra o The Strongest. Ficamos na dúvida de deixar mais ou tirar. Decidi tirar para não ter risco de ele ficar mais tempo parado. É uma dor que o departamento conhece. Foi mais uma questão de prevenção e para não expôr o atleta. Ele não teve lesão, até queria ficar mais um pouco"

Esquema de apostas: "Máximo de seriedade. Quem participar tem que ser punido com o rigor da lei. Mas não tem que ser execrado. Mas não determinar o fim da vida de alguém, isso não podemos fazer. Temos que ser exemplos. Isso é uma coisa muito feia para o futebol e tem que ser rigorosamente punida"


Fonte: O GLOBO