Cobiçado por toda a liga, francês dificilmente não será a primeira escolha entre os calouros

A sorte sorriu para o San Antonio Spurs. Na noite desta terça-feira, a NBA sorteou a franquia como a dona da primeira escolha do Draft de 2023. Na prática, o movimento abre caminho para a aquisição de Victor Wembanyama, fenômeno francês que vem impressionando o basquete mundial.

O Draft, marcado para o dia 22 de junho, é a seleção anual de jovens jogadores para as franquias do basquete americano. Este ano, a liga vive um frenesi por conta da presença do francês. Um sentimento que a imprensa americana compara com o vivido no Draft de 2003, quando LeBron James era o principal nome da turma de calouros.

Wembanyama tem 19 anos, 2,19m de altura e qualidades pouco vistas em jogadores de sua idade e altura. O jovem é um pivô com grande envergadura e alto poder defensivo, mas domina também fundamentos como controle de bola e arremessos, além de ter uma leitura de jogo muito elogiada por quem o acompanha de perto. 

Ele atua no basquete francês, no Metropolitans, e tem médias de 21,6 pontos, 10,5 rebotes, 3,1 tocos e 2,5 assistências. O talento multi-facetado e precoce somado à altura o fazem um jogador raríssimo na história do basquete.

— Todo mundo chama os jogadores de "unicórnios" (termo para aqueles que mudam sozinhos o status de uma equipe) nos últimos anos. Mas ele é mais como um alien. Nunca vi, ninguém nunca viu, alguém tão alto como ele, mas com tanta fluidez e elegância na quadra — elogiou o próprio LeBron James, no fim do ano passado.

Wembanyama, ou Wemby, respondeu:

— Estou feliz que ele tenha dito isso. Não gosto de ser chamado de unicórnio, prefiro ser chamado de alien. É o que estou trabalhando para ser, único e original — afirmou à revista Sports Illustrated.

Antes do sorteio, as três franquias que tiveram o pior desempenho na temporada regular tinham as maiores chances estatísticas (13%) de ficar com a primeira escolha, de acordo com o sistema adotado pela liga: Detroit Pistons, San Antonio Spurs e Houston Rockets.


Fonte: O GLOBO