Local onde o empresário está temporariamente detido é considerado ‘padrão’; isolamento deve durar de 10 a 30 dias, segundo o Governo de SP

O empresário Thiago Brennand, investigado e preso preventivamente por diversos crimes contra mulheres, está em uma cela considerada padrão no Centro de Detenção Provisória 1, em Pinheiros. O espaço tem uma cama de alvenaria, colchão, chuveiro com água quente, pia e vaso sanitário. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária de SP, Brennand deve permanecer ali pelo período de 10 a 30 dias.

Quando chegou ao complexo prisional de Pinheiros, por volta das 12h deste domingo, Brennand trocou a roupa que usava por um uniforme. Ele passou a usar uma camiseta branca e uma calça na cor cáqui, com elástico e sem bolsos. Além disso, precisou raspar sua barba. Os cabelos, no entanto, não precisaram ser cortados por estarem dentro do padrão.

Ele também recebeu um kit de higiene, talheres e um prato de plástico. Depois dos dias de isolamento, ele pode, ainda, ser colocado em convívio com os outros presos da unidade, que agrupa suspeitos de crimes sexuais e tem quase 200 presos a mais do que a sua capacidade, de 521 pessoas.

A decisão de manter o empresário preso veio no domingo, quando o juiz Orlando Gonçalves de Castro Neto, plantonista do Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, decidiu pela prisão preventiva dele após audiência de custódia.

Acusado de estupro, agressão e de manter uma de suas vítimas em cárcere privado, Brennand possui cinco mandados de prisão preventiva em oito processos criminais. Ele foi deportado de Abu Dhabi, para onde havia fugido após as denúncias.

Escoltado por agentes federais, o acusado desembarcou algemado no Aeroporto de Guarulhos no último sábado, e passou a madrugada na Superintendência da Polícia Federal na Lapa, em São Paulo, onde realizou exame de corpo de delito.

O empresário entrou e saiu do fórum nesta manhã em um veículo da Polícia Federal, cobrindo o rosto com um agasalho, e escondendo as algemas com outro. Sua audiência de custódia demorou cerca de uma hora.

“Como a prisão foi decretada em processos em andamento, na audiência de hoje foi analisada apenas a regularidade no cumprimento da prisão e de seus direitos constitucionais e o acusado permanecerá preso”, afirmou o Tribunal de Justiça de São Paulo, em comunicado à imprensa.

O empresário ficou sete meses no exterior como foragido da Justiça vivendo em um hotel de luxo em Dubai, no Emirados Árabes Unidos, com diárias de até R$ 22 mil. Há duas semanas, ele foi preso pela Interpol em Abu Dhabi, no mesmo país árabe. Ao chegar no Brasil, na noite de sábado, Brennand foi flagrado reclamando de cansaço, como mostrou o “Fantástico”, da TV Globo.

— Eu tô literalmente há dois dias com a mesma roupa — afirmou o acusado.


Fonte: O GLOBO