Porto Velho, RO - O Instituto Data Continental realizou em Humaitá (AM) a sua primeira avaliação de gestão pública municipal em 2023 para avaliar quais as principais carências e problemas enfrentados pelos munícipes pagadores de impostos por causa da omissão da administração Dedei Lobo (PSC). 

Os pesquisadores percorreram treze bairros da cidade – Centro, Divino Pranto, Nossa Senhora do Carmo, Nova Esperança, Nova Humaitá, Novo Centenário, Santo Antônio, São Cristóvão, São Domingos Sávio, São Francisco, São José, São Pedro e São Sebastião. 

A pesquisa foi presencial e a cada um dos entrevistados os pesquisadores fizeram a seguinte pergunta: “A seu ver, qual é o maio problema do Município?”. 

As respostas variaram de bairro para bairro, mas alguns quesitos a administração têm pecado em questões como buracos nas ruas, falta de saneamento básico, falta de asfalto em ruas e estradas, saúde deficitária, desemprego e até criminalidade. 

As escolhas dos servidores têm muito a ver com a localização dos bairros onde a pesquisa foi realizada. Nos bairros São Domingos Sávio e Divino Pranto, por exemplo, a principal reclamação dos moradores (15,63%) foi ´Roubo no Serviço Público´. 

Já no São Cristóvão e Nossa Senhora do Carmo, a principal reclamação é saúde deficitária (17,34%). Os eleitores desses bairros também disseram que no local ´tem muita droga´ e reclamam da falta de coleta de lixo e saneamento básico. 

Nos bairros Feirão e Beira-Rio, o quesito ´buraqueira´ (11,62%) foi a maior reclamação dos moradores. A comunidade também quer o ´fechamento das bocas-de-fumo´, a castração de animais, a prisão de viciados em droga e reclamam da ´falta de compromisso dos políticos´. 

Na comunidade do Esperança e São Sebastião, os munícipes reclamaram do falta de pavimentação, saneamento básico e desemprego e disseram que o maior problema da administração é o próprio prefeito. 

DADOS DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de maio de 2023 na cidade de Humaitá e distrito de Realidade com 301 cidadãos. Possui 95% de intervalo de confiança e + ou -3% de margem de erro. Contratada pelo jornal Correio Continental, e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A).