Agenor Tupinambá e a capivara foram de avião de Autazes, onde ele vive, a Manaus, onde Filó é assistida pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para que possa ser reintegrada à natureza

O influenciador Agenor Tupinambá, de 23 anos, que viralizou nas redes sociais ao compartilhar sua rotina com a capivara Filó, entregou o animal ao Ibama nesta quinta-feira (27). O tiktoker e a capivara foram de avião de Autazes, onde ele vive, a Manaus, onde Filó é assistida pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para que possa ser reintegrada à natureza.

O jovem foi notificado pelo Ibama no último dia 18 por "exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais", com base na Lei de Crimes Ambientais.

Em post de despedida no Instagram, Tupinambá disse que nunca foi contra a reintegração do animal e que não ganhou dinheiro com suas postagens.

“É importante registrar que eu nunca fui contra e jamais impediria que a minha amada Filomena um dia se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela”, escreveu.

“Eu também sei que aconteceram equívocos, e garanto que os erros que cometi foram inconscientes, sem má índole e nem qualquer tentativa de exploração. Absolutamente nenhum vídeo com ela me trouxe qualquer resultado financeiro. Era apenas eu com um celular na mão, registrando a minha própria vida ribeirinha”, completou o influencer.

O GLOBO tentou contato com o Cetas para saber informações sobre o estado de saúde de Filó e se ela já estava convivendo com outras capivaras, mas não obteve resposta até esta publicação. A reportagem também procurou Agenor Tupinambá, para saber se ele teria a possibilidade de fazer visitas à Filó, mas não teve retorno.

TikToker multado em R$17 mil

O influenciador foi multado em mais de R$17 mil pelo Ibama no último dia 18, por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Ele tentou recorrer da decisão, mas acabou tendo que entregar Filó. A multa não foi retirada pelo Ibama.

Em nota, o Ibama disse que "animal silvestre não é pet" e explicou que o caso chegou ao conhecimento após a descoberta da morte de um bicho-preguiça, que também era criado na propriedade de Agenor. O Ibama afirma que o influenciador não tem autorização para manter os animais em sua casa.


Fonte: O GLOBO