Investigação conduzida por órgão independente levou Comcast, dona da empresa de entretenimento, a afastar empresário

O CEO da NBCUniversal, Jeff Shell, deixa cargo após investigação externa apontar que ele teve uma conduta inapropriada com uma mulher dentro do ambiente de trabalho. A informação foi divulgada neste domingo pela Comcast, dona da empresa de entretenimento.

Em nota, o empresário disse estar "realmente arrependido" por ter desapontado os colegas da NBCUniversal e da Comcast. Ele defendeu que eram "as pessoas mais talentosas do ramo e foi um privilégio ter tido a oportunidade de trabalhar com eles pelos últimos 19 anos".

O pronunciamento da Comcast sobre o caso, porém, não deixou claro quem vai substituir Shell, que comandou a empresa desde 2020. Também não foi apontado quem seria a mulher nem foram dados quaisquer detalhes sobre a investigação.

Porém, o CEO da Comcast, Brian Roberts, afirmou que nota enviada aos funcionários neste domingo que o presidente da Comcast, Mike Cavanagh, vai passar a responder pela equipe mais experiente do agora ex-CEO. O movimento colocaria o empresário efetivamente à frente da NBCUniversal.

"Estamos tristes em compartilhar essa notícia com vocês. Nós construímos essa empresa a partir de uma cultura de integridade. Nada é mais importante do que a forma como tratamos o outro", escreveu Roberts.

Entenda o caso

A investigação sobre a conduta de Shell começou há poucas semanas, quando a mulher envolvida na relação formalizou uma queixa, de acordo com duas pessoas que acompanham o caso. Ele, porém, continuou a exercer suas funções enquanto corria a apuração dos fatos, como participar de reuniões marcadas com antecedência com legisladores em Washington. 

Nesse período, ele também confirmou presença no Jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca, em Washington, marcado para o próximo sábado.

A apuração do caso, realizada por um escritório de advocacia independente, não era de conhecimento geral dentro da Comcast até a conclusão do caso, segundo três fontes ouvidas pelo The New York Times.

Neste fim de semana, Roberts e Cavanagh convocaram os diretores que trabalhavam diretamente com Shell para comunicar que o empresário iria deixar o cargo, contextualizando a motivação.


Fonte: O GLOBO