A ideia é popularizar o plantio e consumo, inclusive nos ambientes acadêmicos de pesquisas a impulsão de leguminosas secas para enfrentamento da fome

O deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o Projeto de Lei n º97/2023 que institui o Dia Estadual das Leguminosas no âmbito do Estado do Amazonas, a ser comemorado anualmente no dia 10 de fevereiro.

A data visa sensibilizar os amazonenses sobre as leguminosas e o papel fundamental que desempenham na transformação para sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis.

Leguminosas secas são um tipo de cultura produzida unicamente para obter sementes secas, as variedades mais conhecidas e consumidas são os feijões, as lentilhas, ervilhas e o grão-de-bico. O cultivo desses grãos também são peças-chave no enfrentamento e combate à fome, pobreza e na garantia da segurança alimentar, da saúde e nutrição.

O parlamentar que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural acrescenta que uma vez instituída, a data promove vínculos que fomentam a produção regional.

“A ideia é popularizar o plantio e consumo, inclusive nos ambientes acadêmicos de pesquisas a impulsão de leguminosas secas para enfrentamento da fome, da pobreza e na garantia da segurança alimentar, da saúde e nutrição, bem como na saúde do solo e preservação do meio ambiente”, argumenta.

O autor do PL 97/2023 ressalta que a recuperação de pastagens é estratégia prioritária no Brasil e as tecnologias envolvendo as leguminosas são vantajosas, pois diminuem a dependência de fertilizantes nitrogenados. Além de impactar positivamente a vida das pessoas.

“O feijão guandu tem sido uma planta incentivada nos consórcios agroecológicos com o algodão. Porque além de restaurar o solo, evita erosão, preserva a água e aumenta o suporte de nitrogênio, diminuindo o uso de fertilizantes nitrogenados e trazendo benefícios econômicos e ambientais”, exemplifica Cristiano.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE no 3º prognóstico do Levantamento Sistemática da Produção Agrícola, a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir mais um recorde em 2023, com aumento de 12,6% serão mais de 296,2 milhões de toneladas ou crescimento de 33,1 milhões de toneladas.

Os benefícios não são só para os produtores, o consumo de leguminosas tem indicativos positivos que vão desde fonte de proteína, produção de fibras que melhoram o funcionamento intestinal, trazem saciedade, vitaminas do complexo B que agem no sistema nervoso central, ajudam a aliviar a ansiedade e regular o metabolismo.

Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Cristiano D’Angelo é natural de Manacapuru (93km da capital), filho de agricultores, desde os 16 anos de idade é empresário no ramo da agricultura e pecuária. Até hoje, é um forte incentivador do desenvolvimento econômico, cultural e social da região metropolitana de Manaus. Cumpre seu primeiro mandato, na 20ª Legislatura do Estado do Amazonas.

É presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, vice-presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento e titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação.

Fonte: ALE/AM