As fêmeas eram usadas como matrizes de procriação para, posteriormente, a comercialização dos filhotes

Animais desnutridos, famintos e cegos. Assim, 24 animais, na maioria fêmeas, foram encontrados pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil), em um canil clandestino, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, na terça-feira (28).

A parlamentar, que é protetora de animais, chegou ao local, após receber denúncias anônimas. A ação contou com o apoio de policiais da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar.

De acordo com Joana Darc, o cenário encontrado no local indica que ali, funcionava um centro de reprodução de animais de raça, com a finalidade da venda de filhotes.

“As fêmeas eram usadas como matrizes de procriação para, posteriormente, a comercialização dos filhotes. Isso fica claro ao analisarmos as postagens e a configuração da empresa em nome da proprietária do local”, explicou Joana Darc.

Além da desnutrição evidente, os animais estavam feridos e com sede, em especial os cães idosos. Também foram encontrados resquícios de um animal morto.

“Inclusive, a denúncia central era de que lá, havia um animal morto, em estado de decomposição”, destacou Joana Darc.

Localizando os responsáveis

Após investigação realizada pela Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), a qual Joana preside, foi constatado que os responsáveis utilizavam as redes sociais para divulgar a venda de cães da raça Husky Siberiano, Chihuahua, Shih-tzu, Poodle e Cocker Spaniel, todos oriundos da procriação no canil clandestino desmontado pela parlamentar.

“O pior de tudo, é que descobrimos que os responsáveis são pessoas que têm dinheiro, e decidiram, por pura maldade, abandonar os animais nesse estado. São mais de 20 animais, que passavam fome, estavam com sede, desnutridos, sem saúde e viviam num ambiente totalmente insalubre. Já localizamos os responsáveis por isso, e vamos fazer eles responderem na justiça por esse crime”, disparou Joana Darc.

Mobilização

Em suas redes sociais, a parlamentar fez apelo em busca de lares temporários, para os cães e os gatos resgatados.

“É inacreditável o estado em que esses animais foram encontrados. Até corpo de animal morto tinha no quintal da residência, porém foi retirado antes da nossa equipe chegar. Peço às pessoas para que me ajudem a conseguir um lar temporário para esses animais, pois eu estou lotada”, disse.

Adote, não compre

Mesmo antes do início de sua caminhada na carreira política, Joana defendia a adoção de animais, principalmente os Sem Raça Definida (SRD), e é contra a comercialização, pois, em algumas situações, a pessoa que compra não sabe de onde vem o animal e, talvez, desconhece a existência de canis clandestinos que utilizam de matrizes de procriação, maltratando os animais para vender suas crias.

“As pessoas compram os animais e, por muitas vezes, não sabem de onde vem. Essa é a situação desses cães, situação de maus-tratos e abandono. Por isso, eu sempre digo, adote um animal, não compre. Tire um animal das ruas, não financie esse tipo de absurdo com os bichinhos”, finalizou.

Vale lembrar que maus-tratos é crime, e se condenado, o indivíduo pode pegar cinco anos de prisão, conforme a Lei nº 14.064, com aumento das penas combinadas quando se tratar de cão ou gato. Se comprovado o crime de maus-tratos, os responsáveis ainda deverão arcar com o tratamento médico-veterinário, de acordo com a Lei nº 5.408/2021, de autoria da deputada Joana Darc.

Fonte: ALE/AM