O livro se constitui de capítulos que foram objeto de palestras durante as mais de 60 reuniões virtuais de estudos ocorridas ao longo desses últimos três anos

A Procuradoria de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Assembleia Legislativa do Amazonas e o Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável (Focos) lançaram, nesta segunda-feira (27), no auditório Senador João Bosco, o livro “Identificação e Avaliação de Elementos para a Elaboração e Execução do Projeto de Interiorização do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas”.

O chefe da Procuradoria de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Aleam, procurador Alcebíades de Oliveira, um dos organizadores, explicou que o livro nasceu a partir de encontros virtuais do Focos, durante os anos de 2020 a 2022, em razão da pandemia de Covid-19, e busca identificar e avaliar elementos para a elaboração e execução do projeto de interiorização do desenvolvimento sustentável do estado, como forma de eliminar ou atenuar essa dependência.

“O livro se constitui de capítulos que foram objeto de palestras durante as mais de 60 reuniões virtuais de estudos ocorridas ao longo desses últimos três anos, que resultaram na execução de um projeto elaborado pela Procuradoria de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Aleam. Todos os capítulos estão centrados na situação de dependência da economia amazonense ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM)”, explicou.

Alcebíades informa ainda que para atenuar a dependência econômica do Amazonas ao modelo ZFM, é necessário criar um projeto de interiorização para o desenvolvimento sustentável. “Esse livro coleta material para a execução desse projeto, como polos de fármacos e cosméticos, agricultura, mineração, entre outros”, complementou.

O evento teve a participação dos autores Alcebíades Oliveira, Osíris Silva, Ires Andrade, Michele Aracaty, Marconde Noronha, Juarez Baldoíno, Antônio Gadelha, Cristovam Luiz, Jório Veiga Filho, Dahilton Cabral e Ronaldo Santos, além do Procurador-Geral da Aleam, Robert Wagner e do Procurador-Adjunto Vander Góes.

Fonte: ALE/AM