Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 17 de dezembro


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), situado na Avenida Sete de Setembro, Zona Sul de Manaus — Foto: g1 AM

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) está com inscrições abertas para o processo seletivo destinado ao ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2025. São ofertadas 4,7 mil vagas para os cursos técnicos e de graduação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 17 de dezembro.

Os candidatos devem se inscrever através do portal do Ifam, onde também podem consultar os editais completos com todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo requisitos, cronograma e documentação necessária. Há também a possibilidade de inscrição por formulário impresso e os interessados devem atentar para a disponibilidade e horário de atendimento de cada campus.

Os editais publicados contemplam todos os campi do Ifam localizados em Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Coari, Lábrea, Iranduba, Maués, Parintins, Tabatinga, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Humaitá, Manacapuru, Eirunepé, Tefé e Boca do Acre.

As vagas são destinadas a estudantes que concluíram os níveis exigidos para cada modalidade. Para os cursos técnicos, é necessário ter o ensino fundamental ou médio concluído (dependendo do curso). Já para os cursos de graduação, é preciso ter concluído o ensino médio e atender às regras do processo seletivo.

Os cursos são ofertados de duas formas: integrada e subsequente. A forma integrada é voltada para quem concluiu o ensino fundamental e que possua menos de 18 anos de idade. A seleção considera as médias finais de português, matemática e ciências do 7º e 8º anos do ensino fundamental.

Já a forma subsequente é destinada para quem concluiu o ensino médio. A seleção considera as médias finais de português, matemática, física, química e biologia do 1º e 2º anos do ensino médio.

Os processos seletivos para ingresso na instituição variam de acordo com o curso:

Cursos técnicos: a seleção é feita com base no desempenho escolar (notas do histórico) ou através de provas.
Cursos de graduação: a seleção pode ocorrer via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza as notas do Enem, ou por processo seletivo próprio do instituto.
Forma Integrada na modalidade EJA: para quem concluiu o ensino fundamental e que possua 18 anos de idade ou mais. A seleção considera as médias finais de português, matemática e ciências do 7º e 8º anos do ensino fundamental.
Graduação: seleção por notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das seguintes edições: 2021, 2022 e 2023.

Fonte: G1