Novo encontro entre candidatos à prefeitura de São Paulo acontece nesta sexta-feira às 11h15

Da esquerda para a direita: Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Datena, Pablo Marçal e Tabata Amaral — Foto: Maria Isabel Oliveira | Yuri Murakami/Fotoarena | Edilson Dantas | Rodilei Morais/Fotoarena

Os principais candidatos à prefeitura de São Paulo se encontram novamente nesta sexta-feira para mais um debate, desta vez promovido pelo SBT, Terra e rádio Nova Brasil. O embate deve começar às 11h15 e contará com exibição simultânea dos três veículos de comunicação. O programa será dividido em três blocos, com duração total de 1h45 e previsão de término às 13h.

Entre os participantes, estão Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). A ordem dos candidatos foi definida por sorteio e formalizada em um documento encaminhado às campanhas.

Segundo a colunista Malu Gaspar, há previsão de que Datena e Marçal fiquem bem próximos, apesar de ambos terem protagonizado episódio da "cadeirada" no último domingo, durante o debate da TV Cultura. Entre eles, que ficarão à esquerda do mediador, só estará Boulos. A disposição das cadeiras chamou a atenção dos integrantes das campanhas, que passaram a temer que a proximidade leve a mais agressões de parte a parte.

No último encontro entre os candidatos, que aconteceu na terça-feira e foi promovido pela RedeTV em parceria com o UOL, o ex-coach e o apresentador ficaram mais distantes. Em razão do aumento da tensão entre eles, o programa também determinou que as banquetas fossem fixadas no chão e a vetação do uso de celular ou câmera fotográfica no palco e pelos assessores durante a apresentação.

Nesta sexta-feira, o embate entre os candidatos será dividido em três blocos, sendo dois em que os políticos se enfrentam diretamente e um em que eles respondem perguntas dos jornalistas. Caso se sintam atacados diretamente, eles poderão solicitar o direito de resposta, que deverá ser pedido direto ao mediador. O debate será apresentado pelo jornalista Cesar Filho.

Regras

Primeiro Bloco: Perguntas entre candidatos com temas diversos sorteados. Pergunta de 30s, resposta de 1min30s, réplica e tréplica de 1min cada. Os candidatos serão informados do tempo decorrido em cada participação por um cronômetro no estúdio. Em caso de não respeito ao tempo, o mediador interromperá a fala do candidato, dando prosseguimento ao debate.

Segundo Bloco: Rodada de perguntas dos jornalistas participantes, sem repetição de candidatos para responder. Resposta de 1min30s. Um segundo candidato será escolhido para comentar em 1min.
Terceiro Bloco: Nova rodada de perguntas entre candidatos com temas diversos sorteados, nos mesmos tempos do primeiro bloco, e considerações finais.

Direito de Resposta

Ofensas pessoais podem ser contestadas com um minuto adicional de resposta. O pedido deve ser feito ao mediador no momento da ofensa ou ao final do bloco. Um corpo jurídico formado pelos promotores do debate definirá se houve citação que justifique o direito de resposta.

Segundo os organizadores do debate, serão entendidas como ofensa pessoal as ocorrências de calúnia, injúria ou difamação. O direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte, caso o pedido seja feito ao fim do bloco em curso.


Fonte: O GLOBO