Dispositivo acoplado ao KC-390 Millennium tem capacidade para descarregar até 12 mil litros em apenas sete segundos

Avião da FAB lançou mais de um milhão de litros de água sobre focos de incêndio no Pantanal — Foto: Reprodução

A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, já lançou mais de um milhão de litros de água desde o início da Operação Pantanal, que visa combater os incêndios no Mato Grosso do Sul.

A ação da FAB na região teve início no dia 28 de junho. Veja abaixo como é o funcionamento da aeronave:


O avião de transporte militar foi equipado pela primeira vez com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, composto por um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda da aeronave. O dispositivo tem capacidade para descarregar até 12 mil litros em apenas sete segundos.

— Cada missão foi cuidadosamente planejada, começando com a identificação dos focos de incêndio, seguida da coordenação com as equipes em solo e outras aeronaves, garantindo que cada gota de água fosse utilizada da maneira mais eficaz possível — disse o comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, tenente-coronel l Bruno Américo Pereira.

O sistema que permite o KC-390 lançar água sobre os incêndios pesa cerca de seis toneladas. A água que abastece o avião vem de duas piscinas que ficam próximas à aeronave, cada uma com capacidade de 24 mil litros. Ar comprimido é usado para pressurizar o líquido durante o lançamento sobre os focos de incêndio.


Fonte: O GLOBO