Região central do Brasil pode sofrer com baixa umidade do ar, com até 12 estados e o DF sendo atingidos
Como fica o tempo na região Sul do país?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a chegada de uma onda de frio para quase todo o estado (exceto o extremo norte) no último sábado, mas que pode durar até a quarta-feira. Além disso, o centro-sul do estado pode ter geada nesta segunda, dia que deve marcar o auge da frente fria na região.
Regiões atingidas por onda de frio (à esquerda) e que podem ter geada (à direita) no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução
A porção norte do estado e parte de Santa Catarina têm o mesmo aviso, mas de menor intensidade, entre esta segunda e terça-feira. Já o litoral sul de São Paulo, a faixa central do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina têm alerta para chuvas intensas.
Além disso, segundo o Inmet, todo o estado do Paraná, a porção norte de Santa Catarina, o litoral sul de São Paulo e grande parte do Mato Grosso do Sul também enfrentarão um declínio de temperatura entre esta segunda e a terça-feira.
Inmet faz alerta sobre onda de frio entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina (à esquerda) e sobre declínio de temperatura do norte de Santa Catarina ao centro-sul de Mato Grosso do Sul e ao litoral sul de São Paulo, atingindo todo o estado do Paraná — Foto: Reprodução
Quais estados serão afetados pela baixa umidade?
Comum nesse período do ano, a baixa umidade atingirá, nesta segunda, vários estados na região central do Brasil. Segundo o Inmet, nesses estados, a “umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%”, com “risco [baixo] de incêndios florestais e à saúde”.
Os estados atingidos são Rondônia (leste), Mato Grosso (exceto o sul do estado), Pará (extremo sul), Tocantins (centro-sul), Maranhão e Piauí (extremo sul), Bahia (extremo oeste), Minas Gerais (noroeste e Triângulo Mineiro), São Paulo e Mato Grosso do Sul (extremo norte) e todo o estado de Goiás e o Distrito Federal.
Comum nesse período do ano, baixa umidade atingirá vários estados na região central do Brasil, com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% — Foto: Reprodução
Como ficam as temperaturas nas capitais?
Entre as capitais, a máxima pode chegar aos 38°C em Porto velho, com Manaus e Palmas podendo registrar 35°C e as cidades do Rio de Janeiro, Belém, São Luís, Teresina e Rio Branco com máximas de 34°C. Depois de atingir máximas de 27°C neste domingo, a capital paulista não passa dos 21°C, o mesmo que Florianópolis e pouco a mais do que Campo Grande (MS), com máxima de 20°C.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários