Apenas três chapas estão completas, e outros nomes seguem como pré-candidatos

Com menos de uma semana para fim das convenções partidárias, período que as legendas têm para deliberar sobre coligações e escolher candidatos aos cargos de prefeito e vereador, o cenário das eleições em Belo Horizonte começa a se formar, mas nomes importantes ainda não oficializaram as candidaturas. Apenas três chapas estão completas e outros nomes seguem como pré-candidatos.

Até então, por ordem de convenção, já foram oficializados o atual prefeito Fuad Noman (PSD), com o vereador Álvaro Damião, como vice. Conforme apurou a CBN, outro nome já confirmado é do presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (MDB), tento o Paulo Brant, como vice. O terceiro nome já confirmado é o de Wanderson Rocha, pelo PSTU. A candidata a vice na chapa é Andréa Carla Ferreira.

Outros nomes continuam como pré-candidatos. Para os próximos dias, estão previstas as convenções do PL, marcada para o dia 2 de agosto, para oficializar o deputado estadual Bruno Engler como candidato à prefeitura. Também no dia 3 de agosto estão previstas as convenções do Republicanos e do Partido Novo.

O deputado estadual Mauro Tramonte e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman — Foto: Divulgação e Agência O Globo

A expectativa para a convenção do Republicanos é o anúncio do deputado estadual Mauro Tramonte, que é quem tem liderado a corrida eleitoral na capital mineira, conforme as últimas pesquisas Quaest e Datafolha. Um movimento político recente foi a saída do ex-prefeito Alexandre Kalil do PSD, que se filiou ao Republicanos. A expectativa é de que Kalil esteja na convenção.

Já na convenção do Partido Novo, Luísa Barreto, ex-secretária do Estado de Planejamento e Gestão no governo Zema, é o nome da legenda para a candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte.

No domingo, 4 de agosto, o PDT está com a convenção marcada para oficializar a deputada federal Duda Salabert na disputa em Belo Horizonte.

Os deputados federais Rogério Correia (PT) e Duda Salabert (PDT) — Foto: Vinicius Loures e Zeca Ribeiro (fotos de divulgação)

No mesmo dia, serão realizadas as convenções da federação composta pelo PT, PV e PCdoB para lançar o nome do deputado Rogerio Correia. Outra candidatura aguardada para o dia deve ser a do Podemos que vai lançar o nome do senador Carlos Viana para a disputa à prefeitura de BH. Na chapa, o vice deve ser Fred Aisc, do Democracia Cristã. Ele tem 43 anos e é empreendedor no ramo da comunicação.

Sobre o PSDB, de João Leite, que vem aparecendo em segundo lugar nas pesquisas, o partido não informou data para convenção. Nesta terça-feira, a CBN procurou a assessoria de imprensa da legenda, mas não teve um retorno sobre a data do evento.

O Partido e o Cidadania se reuniram na semana passada a portas fechadas, para definir os candidatos a vereador nas eleições em Belo Horizonte, mas o nome para a prefeitura não foi informado.


Fonte: O GLOBO