Treinador pediu demissão da seleção inglesa após ficar quase oito anos no cargo

Após perder a final da Eurocopa para a Espanha, no último domingo, o técnico Gareth Southgate deixou o comando técnico da Inglaterra. O anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial publicado nesta terça-feira nas redes sociais da seleção inglesa. O treinador ficou quase oito anos no cargo, disputando 102 jogos.

"Após 102 jogos e quase oito anos no cargo, Gareth Southgate anunciou que deixará o cargo de técnico do #ThreeLions", escreveu a Inglaterra nas redes sociais.

— Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu dei tudo de mim. Mas é hora de mudança e de um novo capítulo. A final de domingo, em Berlim, contra a Espanha, foi meu último jogo como técnico da Inglaterra — anunciou Southgate.

A decisão partiu do próprio treinador, que tinha contrato até dezembro deste ano e quis deixar o comando da seleção depois de mais um vice-campeonato. A Federação Inglesa (FA), por sua vez, queria a permanência de Southgate até a Copa do Mundo de 2026 e buscava formas de mantê-lo no cargo, segundo o jornal inglês The Times.

Nos oito anos em que comandou a seleção inglesa, o treinador teve resultados expressivos, apesar de não ter conquistado um título. Na Copa do Mundo de 2018, a Inglaterra terminou na quarta colocação, e no Mundial de 2022 foi eliminada pela França nas quartas de final. Já nas duas últimas Eurocopas, o time inglês terminou na vice-colocação em ambas — o melhor resultado da história da equipe.

Apesar disso, o trabalho do treinador de 53 anos era bastante criticado. Os torcedores ingleses entendiam que o time, recheado de talentos, poderia apresentar um futebol muito melhor do que demonstrava com Southgate. No total, foram 102 jogos, com 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas — um aproveitamento de 67,4%.

Southgate comandava a equipe nacional sub-21 antes de assumir a seleção da Inglaterra em setembro de 2016, meses depois de o país cair nas oitavas de final da Eurocopa de 2016 com Roy Hodgson. Ele foi o terceiro técnico mais longevo da seleção da Inglaterra.


Fonte: O GLOBO