Brasil tem a seleção paraguaia como adversária na segunda rodada da Copa América 2024

O início da Copa América 2024 não foi bom para a seleção brasileira. Na última segunda-feira, o Brasil fez sua estreia na competição contra a Costa Rica, e em uma partida de muita correria e transpiração, e de pouca qualidade técnica nas tomadas de decisões, um empate sem gols frustrou as esperanças de um pontapé inicial com o pé direito no torneio.

Passado o sentimento de decepção com a estreia sem vitória, o Brasil já tem um novo desafio para conseguir o primeiro triunfo na competição e não se complicar em busca de uma classificação para a próxima fase. Nesta sexta-feira, o Brasil enfrenta o Paraguai, 7º colocado nas Eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo, e que estreou na Copa América com derrota por 2 a 1 para a Colômbia, líder do Grupo D.

O GLOBO analisou todos os gols sofridos pela seleção paraguaia neste ciclo para a Copa do Mundo de 2026 - desde a primeira partida que a equipe fez em 2023, para buscar pontos vulneráveis no sistema defensivo que o Brasil pode usar de caminho para marcar gols. Foram 12 partidas analisadas, entre amistosos, Eliminatórias e a estreia na Copa América, onde o Paraguai levou 11 gols.

Infográfico: por onde saem os gols sofridos pela seleção paraguai — Foto: Editoria de Arte

A bola aérea é o principal ponto fraco da seleção paraguaia. Dos 11 gols que a equipe sofreu nos últimos dois anos, mais da metade foram originados em jogadas pelo alto na defesa. 63,64% dos gols foram em cobranças de escanteios, cruzamentos e faltas laterais, em que o sistema defensivo paraguaio mostrou enormes dificuldades para marcar.

A zona central do sistema defensivo também um ponto que a seleção brasileira pode usar como caminho para marcar gols e conseguir uma vitória importante na Copa América. Foram sete gols sofridos no meio da área.

Os momentos finais de cada tempo são períodos em que a defesa paraguaia costuma sofrer. Dos 11 gols analisados, seis foram sofridos nos últimos quinze minutos do primeiro e do segundo tempo, justamente quando a partida pode se encaminhar para um momento de maior pressão, onde a defesa não parece conseguir conter ataques.

Brasil e Paraguai entram em campo nesta sexta-feira, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, pela segunda rodada do Grupo D da Copa América 2024. A seleção brasileira está na segunda colocação com um ponto, enquanto os paraguaios estão zerados após a derrota na primeira rodada. A bola rola a partir das 22h, com transmissão da Globo na TV aberta, e do Sportv na TV por assinatura.


Fonte: O GLOBO