Apesar da boa sequência de resultados e do bom desempenho apresentado, os desfalques da Copa América preocupam o rubro-negro

Com a vitória mais elástica sobre o seu rival da história, o rubro-negro consolidou o ótimo momento vivido na temporada. Após momento conturbado, Tite fez as mexidas necessárias na equipe e está colhendo os frutos delas. Na última partida, válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo goleou o Vasco por 6 a 1, no Maracanã e assumiu a liderança da competição.

A atuação contra o cruz-maltino foi a melhor, desde que o treinador desembarcou no Ninho do Urubu — em outubro de 2023. Motivo de crítica por parte dos torcedores, o Flamengo não tirou o pé no clássico e teve oportunidades até de superar os seis gols marcados. Além do placar, o maior da era Tite, o rubro-negro atingiu grandes números ofensivos ao final do jogo: foram 28 finalizações, sendo 18 delas no gol, 67% de posse de bola.

Após a derrota para o Palestino, quando o trabalho de Tite atingiu o seu momento de maior pressão, o Flamengo venceu todas as partidas. Nas cinco vitórias consecutivas, a equipe carioca marcou 16 gols e sofreu apenas um.

O rubro-negro passou por uma virada de chave, em 2024, quando uma importante mexida foi promovida na equipe titular. O treinador do Flamengo abandonou o esquema com dois pontas, ao trocar Luis Araújo por Gerson. A entrada do camisa 8 jogando mais avançado deu mais dinâmica no meio de campo e não afetou na marcação pelo lado direito.

O ótimo momento do time de Tite também passa muito pela melhora de Pedro. Após um início de ano arrasador, o centroavante teve uma grande queda de rendimento e marcou apenas uma vez, em seis partidas. Na sequência positiva do rubro-negro, o camisa 9 fez seis gols e ainda deu duas assistências.

PREOCUPAÇÃO COM DESFALQUES

Apesar da boa fase, o Flamengo tem uma grande preocupação para a sequência da temporada. Com a disputa da Copa América dos Estados Unidos, entre os dias 20 de junho e 14 de julho, o rubro-negro terá desfalques de peso no Brasileiro. A competição não vai parar durante o torneio de seleções e pode deixar a equipe carioca sem algumas das suas principais peça, por até nove rodadas.

No momento, o único desfalque garantido é Pulgar, que já foi convocado para seleção chilena. No entanto, o grande baque do clube deve vir no anúncio da lista do Uruguai para a disputa da competição: Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela dificilmente ficarão de fora dos selecionador pelo treinador Marcelo Bielsa.

A situação do Flamengo pode ainda se tornar mais delicada no período da Copa América. Com a ausência de Pulgar, Allan seria o nome da posição, mas o volante sentiu um desconforto no músculo posterior esquerdo e ainda não tem uma previsão de retorno. O problema pode se repetir na lateral-esquerda, com Viña fora e Ayrton Lucas tratando de lesão.


Fonte: O GLOBO