Desembargadores assumem as funções de presidente e vice-presidente da Corte até dezembro deste ano.

Os desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Airton Luís Corrêa Genti tomam posse como novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), na manhã desta segunda-feira (13), em Manaus. Os novos dirigentes assumem as funções de presidente e vice-presidente da Corte, respectivamente.

O mandato de Simões e Genti segue até dezembro de 2024. Dentre as atribuições dos magistrados, estão o compromisso de conduzir, em âmbito regional, o Pleito Eleitoral deste ano.

Este ano, o primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro. A Justiça Eleitoral também determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

O cargo de presidência do TRE-AM será ocupado pela segunda vez por João Simões. Ele já havia exercido o cargo no biênio de 2018 a 2020.

Airton Gentil, por sua vez, exercerá pela primeira vez a vice-presidência do TRE-AM. Ele exercerá também o cargo de corregedor-eleitoral.

Fonte: G1