Com rachaduras em residências, o bairro Lami, no extremo sul da capital gaúcha, tem risco de desabamentos

Cerca de 300 moradores do bairro Lami, no extremo sul de Porto Alegre, tiveram que abandonar suas casas devido ao aumento das águas do Guaíba. O lago voltou ao nível de 5,20 metros na manhã desta terça-feira (14), com tendência de nova cheia. Nesta madrugada, os termômetros registraram 11ºC entre a madrugada e a manhã desta terça-feira.

Nos últimos dias, os moradores do bairro tentaram recuperar os seus pertences em suas residências usando barcos. De acordo com a GZH, com a previsão de mais enchentes, a preocupação é de desabamento das casas. Já são verificadas rachaduras e barulhos nas paredes.

Não há pessoas no bairro ilhadas ou precisando de resgate, mas moradores ainda tentam encontrar animais de estimação que ficaram para trás.

A estimativa feita pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul aponta que o Guaíba pode chegar a 5,60 metros nos próximos dias. Caso a projeção se confirme, as águas que tomam conta da capital gaúcha vão superar em 25 centímetros o recorde registrado em 4 de maio, quando os medidores chegaram a 5,35 metros. O recorde anterior era da enchente de 1941, quando o nível alcançou os 4,76 metros.


Fonte: O GLOBO