Arroio do Meio está isolada após todas as ligações da cidade com Lajeado terem sido destruídas pelas águas

A cidade de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, região central do Rio Grande do Sul, enfrenta uma onda de saques em diversos pontos do município, em meio às chuvas que afetam todo o estado. De acordo com o GZH, foi registrado um homicídio no centro da cidade, a poucos metros de onde a Defesa Civil desembarcava pessoas resgatadas com o uso de barcos. A vítima teria sido ferida com golpes de espeto no pescoço e foi morto a facadas.

O corpo teria sido arremessado nas águas, e removido por outras pesoas, de acordo com testemunhas. Em outro bairro da cidadem um homem teria sido baleado e foi internado no município vizinho, Lajeado, após transferência por helicóptero.

Estabelecimentos comerciais foram saqueados na cidade. Foram levadas roupas e brinquedos. Garrafas de espumante vazias foram encontradas na frente de uma loja. Duas motos de funcionárias do local foram furtadas.

Em um bazar, apenas flores de plástico não foram levadas. Caixas de brinquedos vazias estavam espalhadas pelo chão, assim como cabides sem roupa.

O município já acumula R$ 80 milhões em prejuízos com a enchente, de acordo com a prefeitura. Conforme a Defesa Civil, a cheia do Rio Taquari, que banha a cidade, atingiu cerca de 3.900 pessoas, sendo que 600 pessoas estão abrigadas nos ginásios do Glória, da Barra do Forqueta, do Aimoré e do Sete de Setembro, em São Caetano.

Em torno de 200 casas foram totalmente destruídas ou condenadas pela força das águas. Também foram atingidos estabelecimentos comerciais, os postos de saúde do bairro Navegantes e o posto localizado na subprefeitura de Palmas, a Escola Comunitária de Educação Infantil Atalaia e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Saber, além dos prédios do departamento de Serviços Urbanos e da secretaria de Obras.


Fonte: O GLOBO