À Rede Amazônica, eles afirmaram estarem apreensivos pelos próximos dias, devido a situação que assola municípios do estado gaúcho.

Amazonenses que vivem no Rio Grande do Sul compartilharam como está sendo a rotina após as enchentes que atingiram o estado gaúcho nas últimas semanas. À Rede Amazônica, eles relataram nesta nesta quarta-feira (8) sobre os problemas de falta de água, energia e apreensão para os próximos dias.

A farmacêutica Lorena Lopes contou como tem sido enfrentar os prejuízos causados pelas cheias e o dia a dia em meio a tragédia que o Sul do Brasil vive. Ela aguardava uma visita da mãe neste mês de maio, mas o aeroporto de Porto Alegre está fechado devido ao cenário.

"A gente ficou sem água. Ainda estou sem água. A gente ficou sem energia por algumas horas, e a minha primeira reação foi um desespero. Não sabia como reagir, eu só ia para o trabalho, ficava lá, tentava ajudar da forma que eu podia. O que me conforta é que o nível dos rios tem baixado. Há uma previsão de chuva, pode elevar o nível dos rios, mas a previsão é que não chegue no nível que chegou", contou.

Já o professor Rafael Hoff, disse que há uma grande apreensão pelo que pode vir nos próximos dias, devido a previsão de chuvas na região.

"A apreensão é grande. Nós estamos em um compasso de espera. Soma-se a chuva de toda uma semana, mais o solo que já está encharcado, a água que está descendo da região metropolitana e na Lagoa dos Patos, nós temos um cenário realmente assustador. O clima aqui em Pelotas, no Rio Grande do Sul, é de apreensão. O que deve acontecer nos próximos dias?!", questionou.

Campanha de arrecadação em Manaus

Órgãos e entidades situados em Manaus também estão arrecadando mantimentos para serem enviadas aos afetados pelas cheias no estado do Rio Grande do Sul. Confira:

Companhia Aérea Azul

Para ajudar a população afetada pelas enchentes, a companhia aérea Azul e a Azul Viagens, operadora de Turismo da companhia, estão promovendo, todos os dias, uma operação especial para receber e transportar doações ao estado. A empresa estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos nos 160 aeroportos em que opera e nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas pelo Brasil, entre eles, o de Manaus.

Ministério Público do Amazonas

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio de seus membros, servidores e colaboradores, manifestou profundo pesar e passa a apoiar a campanha de solidariedade "SOS Rio Grande do Sul", iniciada pelo governo do Rio Grande do Sul, assegurando que a ajuda chegue aos que agora enfrentam o árduo processo de reconstrução.

Para colaborar, com qualquer quantia, basta copiar a chave PIX (CNPJ) 92958800000138 (Instituição: Banrisul).

Parceiros Brilhantes

Doações de valores podem ser feitas para a ONG Parceiros Brilhantes através da chave pix e-mail: doacao@parceirosbrilhantes.com.br. Todo o valor arrecadado ser destinado às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul.

A associação informou que preza com a honestidade e transparência, expondo o extrato bancário de tudo o que for arrecadado e destinado de doações.

Itens como água, alimentos não- perecíveis e leite em pó, que podem ser deixados em nosso ponto de coleta no endereço: rua Gabriel Gonçalves, 288, bairro Aleixo, das 08h as 17h, até o dia 10 de maio.

Segundo a organização, tudo o que for arrecadado será levado até a cia aérea azul para destinação dos itens.

Projeto Verônica

O grupo de amparo Projeto Verônica está arrecadando itens como roupas de cama, mesa e banho, água mineral, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, roupas e calçados, alimentos não perecíveis e ração para pets, para serem enviadas para o estado.

Os pontos de arrecadação são:

Terço Jovem

Segunda, a partir das 19h45 na Paróquia N. Sra de Nazaré

Dress Up

Das 10h às 17h, Av. Perimetral, 10 - Parque 10

Japurá Pneus

Das 08h às 17h, em todas as unidades.

Educac Brasil

Rua Terezina, 567. Bairro Adrianópolis. Dentro do Colégio Ida Nelson, Sala 02. - 08:30 às 20:30


Academia Spazio


05:30 às 22h, bairro Dom Pedro


São Lucas Tintas


Rua Benjamin Constant, N4 - Petrópolis - Manaus/ AM, Segunda à sexta 8 às 17h / Sábado 8 às 12h


Abrigo FAIC


Av. Ajuricaba, 666 - Cachoeirinha - 08 às 17h


Escola de Direito - UEA


Av. Maior Gabriel n°767. Centro


Fest Comercial


A Fest Comercial também está recebendo doações de itens como roupas de cama, mesa e banho, água mineral, fraldas descartáveis, itens de higiene pessoal, roupas e calçados, alimentos não perecíveis e ração para pets.


As doações podem ser feitas na rua dos Andraras, 170, Centro de Manaus, até o dia 14 de maio. Os itens serão coletados e entregues no aeroporto, no guichê da companhia aérea Azul.



Idesam


O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam) também é posto de coleta de itens para doação. A primeira leva sairá do instituto na terça-feira (7), às 14h, para o aeroporto de Manaus, onde serão entregues no guichê da Azul.

Fonte: G1