Foto: Marcio Gleyson
A abertura do “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo, terá Sessão Especial, realizada pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cabo Maciel (PL), Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) e João Luiz (Republicanos). O evento ocorre no dia 1º de abril, no salão Bossa Nova, da Arena da Amazônia, localizado na avenida Constantino Nery, na zona Centro-Sul de Manaus.
Com leis, indicativos, requerimentos direcionados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os parlamentares levarão à ação, realizada em parceria com órgãos do Governo do Amazonas e entidades representativas, a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), feira inclusiva da saúde, serviços de beleza e bem-estar, entre outros serviços.
“Será um momento de sensibilização e aprendizado, onde juntos poderemos construir uma sociedade mais acolhedora e inclusiva para todos. Estamos trabalhando, na Assembleia Legislativa, para construção de leis e trabalhos voltados às pessoas com TEA”, destacou o deputado João Luiz.
Para a deputada Dra. Mayara, a atividade é uma oportunidade de integração das famílias com o trabalho do poder público, em prol das pessoas com TEA.
“Teremos diversas atividades na abertura do evento, além de uma exposição na Assembleia, ao longo da semana, com intuito de chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre este assunto”, explicou. A deputada disse, ainda, que pessoa com TEA tem particularidades, mas é dever da Aleam promover inclusão, aceitação e respeito.
“Estamos unidos para ouvir os familiares, as associações e trabalhar em prol de políticas de atenção integrada de serviços, não só na saúde, mas na assistência também. Com certeza, ajudaria as famílias que precisam do olhar do Poder Público”, pontuou.
Segundo o deputado Cabo Maciel, a participação da sociedade amazonense é fundamental para enriquecer as discussões e fortalecer o compromisso com a inclusão e o entendimento do autismo.
“O verdadeiro poder de transformação surge quando cada indivíduo, de mãos dadas com a sociedade, se compromete a compreender, apoiar e capacitar quem vive com autismo. É na união de corações e mentes que construímos um mundo, onde a inclusão é a norma e, cada pessoa, independentemente de suas diferenças, é valorizada, respeitada e capacitada a alcançar seu potencial máximo”, disse Cabo Maciel.
Atividades
A abertura do evento contará com atividades físicas, com apoio de colaboradores da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), equoterapia e cinoterapia da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), além de atividades lúdicas da Creche Escola Doce Começo e distribuição de material de orientação e feira inclusiva de saúde.
A partir do dia 2 de Abril, o hall da Assembleia Legislativa receberá a exposição “Peixes da Amazônia” do artista Vinícius Castilho, autista de 18 anos, que é autodidata em desenho a mão livre e pintura em tela, com criações desde a primeira infância.
ParticipaçõesA ação terá participação também do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Conselho Regional de Fonoaudiologia da 9ª Região (CREFONO9), Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRFAM), Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CROAM), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (Crefito12), Conselho Regional de Psicologia 20ª Região Amazonas e Roraima – CRP 20 e Conselho Regional de Serviço Social 15ª Região (CRESSAM) e Senac.
Fonte: ALE/AM
0 Comentários