Nate Robinson, tricampeão do torneio de enterradas da liga americana, sofre de falência renal desde 2018

O ex-jogador da NBA Nate Robinson, de 39 anos, revelou estar lutando contra uma insuficiência renal há seis anos. Desde então, ele aguarda na fila do transplante, para receber um novo rim. Em entrevista ao site americano de notícias de basquete Hoops Hype, o tricampeão do torneio de enterradas falou sobre as dificuldades enfrentadas com a doença.

— Minha jornada, cara, todos os dias, é um dia de cada vez. É difícil, mas ao mesmo tempo adoro desafios. Então cada dia é um novo dia para mim. Eu apenas tento andar direito com Deus. Eu apenas tento pedir a Ele que me dê forças para superar o que estou passando. Ainda estou procurando um rim até hoje — contou.

Nathaniel Cornelius Robinson sofre com a doença desde 2018, e também comentou sobre a rotina de cuidados relacionados à doença e o processo de tratamento semanal.

— Faço diálise três vezes por semana, durante quatro horas. Eles limpam meu sangue, limpam todas as toxinas do meu corpo e estou me sentindo cada vez melhor a cada dia. Alguns dias são piores que outros, mas sou simplesmente abençoado e feliz por ainda poder estar aqui para ver meus filhos e fazer as coisas que amo fazer. Então, tem sido difícil, mas tem sido uma grande jornada, uma grande montanha-russa — declarou.

O ex-NBA passou por equipes como Chicago Bulls, New York Knicks, Boston Celtics, Denver Nuggets e Golden State Warriors. Durante a carreira, jogou com grandes nomes, como Stephen Curry, James Harden e Kevin Durant. Venceu três vezes o torneio de enterradas do All-Star Game da liga americana, nos anos de 2006, 2009 e 2010, e tornou-se o maior campeão da disputa.

O que é insuficiência renal?

Insuficiência renal aguda, segundo Sociedade Brasileira de Nefrologia, é a perda súbita da capacidade dos rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Assim, o acúmulo dos resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do sangue.

Os sinais e sintomas podem ser diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal, retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés, sonolência, falta de fome e ar, fadiga, confusão, náusea e vômitos, convulsões ou coma, em casos graves.


Fonte: O GLOBO