Foto: João Viana
O deputado estadual Daniel Almeida (Avante) está colaborando com o projeto de limpeza e revitalização dos igarapés de Manaus. A ação visa enfrentar os desafios que ameaçam a vitalidade dos igarapés, além de enfatizar a necessidade de preservar os cursos d’água, que garantem água limpa às futuras gerações.
A iniciativa demonstra a preocupação do deputado Daniel Almeida com preservação da fauna e flora locais e do cuidado com os recursos hídricos da região. A participação ativa do parlamentar no projeto, reforça o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da comunidade em Manaus.
“Convidamos todos a se juntarem a nós, nesta jornada de conscientização ambiental e ação para proteger e regenerar os igarapés. A colaboração da comunidade é crucial para assegurar um futuro sustentável à cidade e a população”, concluiu Almeida.
Um dos destaques do projeto é a implementação de ecobarreiras, que consiste em uma “grade” flutuante para conter resíduos sólidos, concentrando o lixo em uma única área. O lixo retido é recolhido de maneira adequada, e outra barreira de pedras auxilia no filtro das águas. Além disso, o projeto utiliza a planta muriru para a retirada de impurezas.
O ativista Mazinho da Carbrás ressaltou que o muriru é uma planta amazônica, parente do igapó, que purifica a água. Ele explica que o Japão usa a planta, mas é a primeira vez que está sendo implementada no Brasil.
“O muriru limpa a água, purifica, serve de moradia para os pássaros e de alimento para os peixes. Ela é uma planta da nossa região, mas que estão usando já em outros países, assim como no Japão, para limpar os igarapés. Aqui, na Amazônia, graças a Deus, a gente tem em abundância e estamos sendo os primeiros a usar esse sistema”, explicou.
Fonte: ALE/AM
0 Comentários