Astrônomos descobriram que este mundo, extremamente quente e com uma de suas faces constantemente voltada para sua estrela, é também o menor de sua idade já descoberto

Astrônomos detectaram um novo exoplaneta do tamanho da Terra na órbita da estrela HD 63433. Este novo mundo foi batizado de HD 63433 d, onde recebe o nome de sua estrela e uma letra de “a” a “z”, em ordem de descoberta. A pesquisa foi descrita em um estudo publicado no The Astronomical Journal, na última quarta-feira.

Segundo o estudo, este é o menor exoplaneta na faixa dos 500 milhões de anos de idade. Ele está oito vezes mais próximo de sua estrela do que Mercúrio está do Sol, tornando seu lado diurno possivelmente coberto por lava.

Os astrônomos descobriram que este mundo, extremamente quente e com uma de suas faces constantemente voltada para sua estrela, é também o menor de sua idade já descoberto. Em outro momento, dois planetas já haviam sido encontrados na órbita da estrela HD 63433.

Por ter uma órbita travada — uma de suas faces está sempre voltada para a estrela, enquanto a outra está mergulhada em uma noite infinita —, seu lado diurno chega a temperaturas de até 1.257°C.

O que são exoplanetas?

Exoplanetas , ou planetas extrassolares , são planetas que orbitam uma estrela que não seja o Sol, pertencendo a um outro sistema planetário . Apenas na nossa galáxia existem milhares de outras estrelas, que abrigam os exoplanetas.

Ao longo de toda a história, a Humanidade havia descoberto apenas nove planetas, sendo que um deles, Plutão, foi rebaixado. Todos nossos vizinhos no Sistema Solar. Mas em 1992, dois cientistas encontraram o primeiro planeta orbitando outra estrela, e, desde então, milhares já foram descobertos.


Fonte: O GLOBO