Produtos de retinol de venda livre são populares por uma boa razão: além de ajudarem a controlar a acne, podem melhorar a aparência geral da pele e reduzir sinais de envelhecimento.

— São perfeitos para reduzir linhas finas e poros dilatados, melhorar a textura da pele e uniformizar o tom da pele — disse Hope Mitchell, dermatologista em Ohio, Estados Unidos.

No entanto, também podem ser difíceis de usar. Produtos de retinol são fabricados por muitas marcas diferentes, vêm em uma variedade de formulações e devem ser aplicados com cuidado, especialmente no início, porque podem ser irritantes.

Veja abaixo informações que você precisa saber:

Como funcionam

Os retinóis se enquadram na categoria de compostos chamados retinóides, que são todos derivados da vitamina A, explicou Mitchell. Retinóides de prescrição estão disponíveis desde a década de 1970 e são encontrados em medicamentos para acne, incluindo Retin-A e Roacutan. Por ser mais suave, o retinol está disponível para compra sem receita médica.

O retinol afeta a pele de várias maneiras. Ele aumenta a renovação das células da pele, "o que causa uma esfoliação natural", segundo Divya Shokeen, uma dermatologista cosmética da Califórnia, Estados Unidos. Isso ajuda a desobstruir os poros entupidos, o que pode tratar a acne e prevenir futuras erupções.

O retinol também aumenta a produção de colágeno da pele, uma proteína que aumenta a firmeza e elasticidade.

— A partir dos nossos 20 anos, começamos a perder cerca de 1% do colágeno da nossa pele por ano — afirmou Marisa Garshick, dermatologista na cidade de Nova York, explicando que, conforme isso acontece, a pele começa a ficar flácida e enrugada; o retinol age para combater isso.

Além disso, o retinol pode reduzir manchas escuras:

— Os retinóis podem ajudar a reduzir a superprodução de melanina, especialmente em áreas onde ela está concentrada e causa descoloração — disse Shokeen.

Um ensaio clínico de 2015 descobriu que, quando mulheres entre 40 e 55 anos usaram um produto de retinol diariamente por um ano, ele reduziu os pés de galinha em 44% e a descoloração da pele em 84%. Outro ensaio clínico, de 2009, relatou que o uso diário de um creme de retinol em mulheres de 40 a 60 anos ao longo de 26 semanas reduziu a aparência de rugas finas e profundas.

Como escolher o produto certo

Embora seja possível adquirir um produto de retinol em quase qualquer farmácia ou loja de departamento, Shokeen recomendou consultar primeiro um dermatologista para garantir se o sérum é adequado para a pele, especialmente se estiver amamentando ou tiver uma condição de pele como eczema ou rosácea. A especialista acrescentou que gestantes não devem usar retinóis.

Geralmente, os dermatologistas recomendam começar com uma formulação suave para reduzir o risco de vermelhidão e irritação. Escolha uma marca em que você confia e opte pelo produto de menor concentração, sugeriu Garshick. Não preste muita atenção à porcentagem exata de retinol anunciada no rótulo, porque diferentes marcas usam compostos de retinol diferente: um produto com 1% de retinol pode ser essencialmente equivalente a outro com 0,3%.

Se você tem pele sensível, pode procurar um produto que inclua outros ingredientes —como ceramidas, niacinamida ou ácido hialurônico— para ajudar a combater a secura e a inflamação, disse Garshick. Procure também por produtos de retinol rotulados como "encapsulados", o que significa que o retinol está envolto em uma barreira protetora e liberado na pele ao longo do tempo, o que pode torná-lo potencialmente menos irritante.

Quando e como usar retinóis

Acima de tudo, os especialistas recomendam começar devagar e ter paciência.

— Os retinóis podem levar entre dois a três meses para começar a fazer efeito, e os benefícios podem continuar a melhorar ao longo de seis meses — disse Garshick, acrescentando o tempo pode ser maior ao usar retinóis de baixa concentração.

Para garantir que você não seja alérgico a nenhum dos ingredientes de um produto, Shokeen sugeriu aplicá-lo primeiro em uma pequena área de pele na parte interna do braço. Se a pele não ficar vermelha, com coceira ou inchada em minutos ou horas, você pode começar a usá-lo em outras áreas, de acordo com ela.

Garshick recomendou usar o produto uma ou duas vezes por semana nas primeiras duas semanas, para permitir que a pele se acostume a ele, e sempre aplicá-lo à noite, porque o retinol se degrada quando exposto à luz solar.

— Se a pele começar a ficar muito vermelha e irritada, parecer que está queimando ou ardendo, ou houver muita coceira, é hora de fazer uma pausa temporária — disse ela.

Assim que sua pele conseguir lidar com uma dose duas vezes por semana sem ficar irritada, você pode aumentar gradualmente a frequência para diária. Você também pode trocar para um produto mais forte.

Mitchell recomendou aplicar um hidratante não comedogênico (que não obstrui os poros) após usar o retinol para combater a irritação e a secura. E como o retinol pode tornar a pele mais sensível ao sol, é sempre importante usar protetor solar durante o dia.

Algumas pessoas com acne podem inicialmente ter mais erupções cutâneas quando começam a usar o retinol, mas essas crises geralmente são breves e a pele melhora em pouco tempo, segundo Mitchell.

— Sua pele pode parecer pior antes de começar a parecer melhor, então tente não ficar desanimado — disse ela.


Fonte: O GLOBO