Líderes dos dois países discutem possíveis acordos militares

O Presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, iniciaram nesta quarta-feira uma reunião no Cosmódromo de Vostochny, no extremo leste da Rússia, numa cimeira que poderá incluir um acordo de armas.

"Estou muito feliz em vê-lo. Agradeço por ter vindo à Rússia", disse Putin a Kim, pouco antes do início da reunião, segundo imagens da televisão russa.

O líder norte-coreano, por sua vez, afirmou que o seu país estará sempre com a Rússia e que fará destes laços bilaterais a sua “prioridade máxima”.

“A Rússia enfrenta atualmente forças hegemônicas para proteger os seus interesses de segurança”, disse Kim, citado pela televisão russa. “Estaremos sempre ao lado da Rússia”, afirmou, acrescentando que a reunião será um “trampolim” para fortalecer os laços entre os dois países.

As conversações incluem a “situação na região”, a “cooperação econômica” e as “questões humanitárias”, disse Putin.

Os dois líderes foram vistos apertando as mãos na instalação espacial localizada a mil quilômetros de Vladivostok, um local que Putin disse ter sido escolhido porque Moscou planeja apoiar seu aliado na construção de satélites, informou a agência de notícias RIA Novosti.

As conversações ocorrem na presença de delegações dos dois países, em que se inclui o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, indicou a agência oficial russa TASS.

Antes da reunião, Putin e Kim, que vestia um terno escuro e sorria, visitaram o cosmódromo, incluindo os locais de lançamento e montagem de foguetes.


Fonte: O GLOBO