José Bezerra de Menezes Neto e sua esposa foram encontrados sem vida no imóvel; necropsia apontou para sinais de intoxicação por monóxido de carbono, gás que pode levar à morte em minutos

Encontrado morto em um condomínio no Guarujá, em São Paulo, no último sábado, o empresário José Bezerra de Menezes Neto recebeu homenagens de familiares nas redes sociais. Em publicação no Instagram, a irmã do banqueiro cearense, Denise Bezerra, disse ter perdido seu “segundo pai, segundo irmão e único e melhor amigo”.

Conhecido como Binho Bezerra, o empresário foi achado sem vida junto com a esposa, Luciana Bezerra. O corpo foi encontrado por um filho do casal, e um cachorro também foi encontrado morto no local.

Na publicação, a irmã de José diz que continua “sem acreditar na partida”, descreve a cunhada como uma pessoa “doce, meiga, elegante, de alma leve”, e diz que o amor que sente é “infinito”.

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, a necropsia apontou para sinais de intoxicação por monóxido de carbono. A principal hipótese é que as mortes tenham sido causadas por vazamento de gás, já que os agentes encontraram um cano quebrado no imóvel. O caso foi registrado como “morte suspeita” na Delegacia de Polícia de Guarujá, que solicitou assessoramento à 3ª Delegacia do Deic de Santos.

O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e extremamente tóxico, gerado pela queima de combustíveis fósseis. O escapamento de veículos está entre os principais emissores da substância, mas ele também pode ser emitido por aparelhos como gás de cozinha, aquecedores a combustível, geradores de energia e churrasqueiras.

Quem foi José Bezerra de Menezes Neto?

Integrante da terceira geração de controladores do BicBanco, hoje CCB Brasil, Bezerra chegou a aparecer como o 205º bilionário brasileiro, segundo publicação da revista Forbes em dezembro de 2022.

O banco foi vendido ao China Construction Bank por R$ 1,62 bilhão, em 2013. Fundada em Juazeiro, a instituição teve ações negociadas na bolsa paulista até 2015, quando se retirou da B3.

Segundo o jornal O Povo, do Ceará, após a transação, ele se tornou sócio da Ademicon, uma administradora de consórcios, mas também mantinha outros negócios na área financeira e imobiliária.

Binho Bezerra recebeu, em 2013, o título de cidadão Cearense durante prestigiada solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa de Fortaleza, no Ceará.

Ele era o filho do Coronel Humberto Bezerra, que foi deputado federal, prefeito de Juazeiro do Norte na década de sessenta, vice-governador do Ceará e presidente do BicBanco. Além de sobrinho do ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra.

Como ocorre a intoxicação por monóxido de carbono?

Se esses equipamentos estiverem localizados em ambiente fechados ou sem janelas, a morte ocorre em minutos. Isso acontece porque quando inaladas, as moléculas de monóxido de carbono são rapidamente absorvidas nos pulmões. Em seguida, elas se ligam à hemoglobina presente no sangue, impedindo o transporte do oxigênio no organismo. As vítimas morrem por asfixia.

Ao g1, o delegado explicou que a suíte onde o casal estava fica no andar térreo da casa, o mesmo da sala de máquinas, que abrigava os equipamentos do sistema hidráulico da mansão. “A divisão [entre o quarto e a sala] ali é pelo banheiro. [...] Parede com parede para a sala das caldeiras. Com a ruptura dessa mangueira do exaustor, os gases da queima entraram no próprio ambiente ao invés de sair pelo exaustor”.

Na maioria das vezes, as vítimas não percebem que estão sob efeito do monóxido de carbono justamente porque o gás não tem cheiro nem cor. Caso seja possível perceber a contaminação, a orientação é ir ao local mais próximo onde exista ar fresco, além de abrir portas e janelas para ventilar o ambiente.


Fonte: O GLOBO