Abrafut reclama de declarações dadas após partida em que clube teve um gol anulado

A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) protocolou no início da noite desta terça-feira uma notícia de infração contra o atacante Diogo Costa e o técnico Bruno Lage, do Botafogo. A dupla fez críticas a arbitragem após a partida do clube contra o Atlético-MG, no domingo. Logo após o jogo, a Abrafut divulgou um texto em suas redes sociais em que afirmou que tomaria a medida.

O atacante teve um gol anulado por impedimento na derrota por 1 a 0 e alegou que a arbitragem “meteu a mão”. Já o treinador português afirmou que “há critérios diferentes em outros tipos de jogos” e que há a “sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim”.

O caso, agora, será sorteado a algum procurador do STJD que irá analisar se o pedido da associação tem embasamento no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele apontará as infrações ou arquivará o pedido.

O presidente da Abrafut, Marcelo Van Gasse, disse que a associação está em busca de respeito:

— Nossa associação está em busca da humanização e do respeito da nossa classe.

Quando a informação de que a notícia de infração seria protocolada foi anunciada pela Abrafut, alguns torcedores alvinegros chegaram a cogitar que os árbitros que fazem parte da diretoria da associação se declarassem impedidos de apitar jogos do clube. Porém, segundo fontes do STJD, não há previsão legal para que isso aconteça.

O que pode ser feito é o clube recorrer à CBF, que coordena a arbitragem, caso se sinta perseguido, e fazer uma representação ao STJD. De acordo com a fonte do STJD, a notícia de infração é uma “via de mão dupla”.


Fonte: O GLOBO