Dois servidores públicos estavam dentro da aeronave, de acordo com o governo do estado

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Paraná estão mobilizados desde esta segunda-feira para encontrar um avião de pequeno porte que desapareceu no estado após decolar do município de Umuarama e sumir dos radares. A aeronave tinha como destino Paranaguá e foi avistada pela última vez na Serra do Mar, área de Mata Atlântica. A Força Aérea também participa das buscas, que foram interrompidas na noite desta segunda e retomadas na manhã desta terça.

Pelo Instagram, a mulher do piloto Jonas Borges Julião pediu que as pessoas parassem de divulgar informações falsas e pediu orações.

"Oremos. E chega de ficarem com mensagens falsas em grupos. Isso não tem graça. Mas Deus é maior, e meu piloto vai estar bem", escreveu Maria Alice Oliveira Julião.

Além de Julião, decolaram na aeronave dois servidores do governo do Paraná. Segundo o portal "Banda B" e o "RicMais", eles foram identificados como Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo, e Felipe Furquim, assessor da Casa Civil na região noroeste. Antes, ele comandava o escritório regional do Instituto Água e Terra, em Umuarama.

De acordo com o "Bem Paraná", Heitor Genowei Júnior é empresário e dono de um posto de combustível em Umuarama, no noroeste do Paraná. Felipe Furquim já foi diretor do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama, entre 2019 e 2022, e diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) em 2022, mas agora é assessor da Casa Civil.

O governo do Paraná confirmou que dois servidores públicos estavam na aeronave.

"Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado", disse o governo por meio de nota.

Um avião especializado em buscas foi enviado pelo Cindacta do Mato Grosso do Sul para a área. O Corpo de Bombeiros realiza operações por terra. As buscas estão previstas para continuarem nesta terça-feira.

De acordo com a Infracea Aeroportos, administradora do Aeroporto de Umuarama, de onde a aeronave partiu, trata-se de um avião modelo Piper Arrow PA-28R-200. A empresa afirma ter acionado o Cenipa, órgão da Força Aérea Brasileira responsável por investigar acidentes aeronáuticos, logo após ser avisada de que o avião não havia pousado em seu destino.


Fonte: O GLOBO