O Instituto Phoenix iniciou no Amazonas uma série de pesquisas visando a disputa eleitoral de 2024 para prefeito e vereador, começando pela cidade de Lábrea, no sul do Estado. A pesquisa avaliou a popularidade do atual prefeito, Gean Campos (MDB) e as intenções de voto para a Prefeitura nas eleições gerais do próximo ano.

INTENÇÕES DE VOTO

Na pesquisa estimulada feita sobre a preferência do eleitor na sucessão municipal o pré-candidato Mabi Canizo (MDB) atual vice-prefeito obteve 24,62% das intenções de voto; logo atrás aparecem o empresário Gerlando Lopes (13,41%), e o também empresário João Roberto, com 11,88%.

Mais abaixo estão ainda na preferência do eleitor: Adalberto Frank (5,36%), Jesus Batista (3,45%) e o ex-prefeito Evaldo (0,77%). 1,53% dos entrevistados votaram em Outros Candidatos e 9,58% não votou em nenhum pré-candidato e 29,50% disseram que estão indecisos.

POPULARIDADE

No Item 06 da pesquisa, a questão foi a seguinte: “Que nota de zero a cinco você daria hoje para a administração do atual prefeito?”. Cerca de 77,09% dos entrevistados aprovaram a administração do emedebista: 33,33% atribuíram conceito REGULAR; 19,54% deram nota “BOM” e 40,23% disseram que a administração está “ÓTIMA”.

Na tabela abaixo, confira os percentuais e conceitos atribuídos ao prefeito Gean Campos na pesquisa estimulada:



REJEIÇÃO

O ITEM 05 traz a questão mais sensível da pesquisa: a rejeição, que é sempre um dado importante nas pretensões políticas de qualquer candidato. A pergunta feita pelo Instituto aos eleitores de Lábrea foi a seguinte: “Destes nomes citados, em qual deles você não vota de forma alguma?”.

O maior índice de rejeição – 39% - ficou com o pré-candidato a prefeito Evaldo Gomes, seguido de João Roberto (27,9%), Mabi Canizo (11%), e Gerlando (8%).

Na tabela abaixo, confira todos os percentuais e nomes dos pré-candidatos (mais ou menos) rejeitados. Há que se observar que os pré-candidatos que estão com bons índices de intenção de votos possuem menores índices de rejeição (IRD).



DADOS DA PESQUISA

Pesquisa realizada entre os dias 21 a 23 de junho de 2023 com 261 entrevistados (eleitores). A pesquisa possui margem de erro de + ou -3% e nível de confiança de 95%. Foi contratada pela empresa Distribuidora de Fécula Paraná e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A).